No dia 22 de novembro de 2020, às 14h, no hospital da UNIMED de Cachoeiro de Itapemirim – ES –Brasil, partiu para a Casa do Pai, deixando suas  agostinianas  marcas, o nosso querido Frei João Constantino Junqueira.

Desde a década de 60, durante 14 anos em Lábrea – AM, as Missionárias Agostinianas Recoletas –  MAR sempre tiveram experiências fraternais com Frei João. Ali, viveu uma espiritualidade realmente encarnada, sua característica especial.

Organizou e presidiu a primeira Cooperativa de Lábrea para que os alimentos pudessem chegar à mesa da maioria dos irmãos labrenses. Sabia orientar os ribeirinhos naquilo que lhes fosse favorável ao plantio, cuidado e colheita dos produtos da região.

Se preocupava por não permitir que faltasse alimento para a comunidade.

Todas as Irmãs MAR que por lá missionaram reconhecem e recordam seus gestos de acolhida, entre- ajuda e cuidado para com a Comunidade.

Nos anos 70, quando se iniciou um trabalho entre Igrejas Irmãs. A  Igreja Particular da Arquidiocese de Vitória – ES com a Igreja da Prelazia de Lábrea – AM . Por meio de uma coleta solidária na Igreja de Vitória com a finalidade de adquirir uma Lancha Rápida, um meio mais rápido para atender as Comunidades ribeirinhas do Rio Purus, Frei João  se ofereceu para em São Paulo buscar realizar a aquisição da tão sonhada lancha pois as distâncias pelos rios entre as Comunidades era um entrave e, por terra, totalmente impossível. Era de suma importância uma lancha rápida para melhor atender os fiéis ribeirinhos mais isoladas, levando – lhes os Sacramentos Cristãos.

Frei João enfrentou muitas dificuldades para transportar a lancha de São Paulo até Lábrea. Foi uma novela com vários capítulos. Mas conseguiu! Seu jeito tranquilo, sereno, não temia desafios.  Chegando lá, lancha CAPIXABA  somente fez sucesso!

Uma bonita experiência tivemos quando foi transferido para o Seminário dos Agostinianos, na paróquia N.S. da Penha de Castelo – ES. A casa seminário, acolhia os Encontros Vocacionais realizados para as e os vocacionados agostinianas e agostinianos, afinal era um trabalho em comunhão. Ele, juntamente com Frei Benedito, não mediam esforços para visitar as famílias de nossas vocacionadas e  seus vocacionados.

Residindo em cacheiro, Frei João continuou sendo apoio para o nosso trabalho vocacional na região. Como acolhia bem as Irmãs que lá precisavam do apoio e espaço para o atendimento às e aos jovens vocacionados!

Frei João sentia-se feliz em nos visitar aqui em Vitória, celebrar a Eucaristia conosco, matar saudades das bonitas e inéditas experiências missionárias de Lábrea.  Eram  horas prazerosas!

Frei João, além de irmão era amigo. Valeu ter conhecido e trabalhado com essa alma tão humana, simples, serviçal, prestativa e fraterna.

Para ele, o melhor mesmo é o céu, a Cidade Celeste onde com certeza, na misericórdia do Pai, já está gozando para sempre. Frei João Constantino Junqueira, PRESENTE!

Vitória, 26 de Janeiro de 2021

Comunidade “Santo Agostinho”. Vitória, ES