Saímos da cidade de Lábrea no dia 28 de julho, subindo o rio até a comunidade- do Pupuri onde iniciamos as atividades pastorais até a comunidade do Massiarí.

A equipe estava formada pelo nosso bispo dom Santiago Senchez, as irmãs Ivone e Ana Maria, Missionárias Agostinianas Recoletas da Pastoral das Curvas, e o comandante Abnaide Cordeiro de Souza.

Consciente que a pandemia não acabou, tivemos que ser criativos para sair ao encontro dos nossos irmãos ribeirinhos para a evangelização, buscando em todos os momentos adentrar num desejo de descobrir a vontade de Deus em uma continua  renovação e conversão interior para abraçar a vida como um grande presente de Deus .Missão, que requer de nossa parte abrir o coração para sentir a vida como dom de si- que busca ser dom para o outro .Neste sentido o ardor missionário precisa de muita atenção, cuidado e docilidade. Para nós como missionários, a proximidade o encontro a presencialidade é fundamental para fortalecer a nossa fé. Para chegar até as famílias ribeirinhas que necessitam receber a mensagem de Jesus Cristo de forma presencial, porque não tem outro meio de levar a palavra, por falta dos meios de comunicações. Além do alimento que garante a sobrevivência, os cristãos necessitam de algo mais: do alimento oferecido por Jesus, o qual sacia a fome de vida plena. As famílias estão sofrendo muito por falta de médicos, medicamentos, doentes que não tem recursos para chegar até a cidade, educação, agua potável, perda das casas por quedas dos barrancos, pouco peixes, bois, porcos, galinhas que morreram com a cheia, os produtos que não tem valor na hora de venda ect.

Então tivemos que entrar no barco da vida e da esperança e partir em missão, trilhando os passos de Jesus e com Ele nutrir do alimento para nos tornarmos também nos alimentos de esperança e de compaixão para os outros.

O nosso cronograma das atividades em cada uma das comunidades era: Visitas às famílias, entrega de materiais, roteiros, documentos, livro de canto, comandante preparação para os sacramentos e Iniciação à vida Cristã, formação sobre o documento “Querida Amazônia” do Papa Francisco, dando especial ênfase aos quatros sonhos: Social, Cultural, Ecológico e Pastoral, tendo em visa preparação para a Assembleia da Prelazia que irá acontecer em 2023.

Ir Ana Maria em nome da Equipe Missionária