Com o coração agradecido e alegre, partilho com vocês  o que vivemos  em nossa Comunidade “N. Sra. da Consolação”, o que marcou todo o ano de 2022: A celebração dos 75 anos de nossa Congregação de Missionárias Agostinianas Recoletas.

Sem  esperar acontecimentos extras,  procuramos viver  o nosso quotidiano  assumindo como objetivo,  em nosso Projeto Comunitário para o Ano Jubilar:

 “cultivar a oração insistente ao Senhor da messe e uma vida individual e comunitária em atitude de alegria e ação de graças.” CC 116.

No   dia   15 de janeiro,   participamos   com   toda   a   Congregação,   da   Eucaristia  de abertura do Ano Jubilar, presidida pelo Pe. Edwin Moscoso, SJ, concelebrada por vários Agostinianos e outros sacerdotes.   Foi   transmitida   através   do   youtube   da   comunidade   de Monteagudo. Nossa superiora geral, Ir. Nieves Maria Castro Pertinez, proferiu-nos uma mensagem especial para o momento.

À tarde, durante a Adoração e Vésperas iniciamos o Tríduo em preparação  ao grande   dia   18 de janeiro,   Festa   da   Congregação!   Nesse dia tivemos a Abertura do Jubileu de nossa Congregação a nível de Comunidade. Todas   as Irmãs  e uma representação de FRAMAR participamos   da   Eucaristia   no Carmelo de Nazaré, com   as   Irmãs   Carmelitas. A pedido das  Carmelitas,   Ir.   Maria   de   Lourdes Carvalho fez um comentário sobre o início e fundação da Congregação, destacando o carisma da congregacional..

Os Encontros que aconteceram em nossa casa, durante o ano,  foram ótima oportunidade de partilhar com os participantes e convidá-los a celebrar conosco nosso Ano Jubilar. Para isto, facilitou muito ter em nossa Capela um cartaz com o tema enviado por ATHEMAR para o dia 18 de cada mês e que deixávamos até o mês seguinte.

A seguir fotos de alguns dos Encontros que aconteceram:

Semana Vocacional MAR – Após a Eucaristia – Fr.José Carlos Barbosa, OAR e as Irmãs da Comunidade “N.Sra. da Consolação” –  Cariacica, ES

Solenidade de Cristo Rei, padroeiro de nossa Paróquia – às 10 horas Eucaristia a nível paroquial presidida por Pe. Paulo Amorim,  Cerimoniários Arthur Leal Alvarenga e   Rian Lourenço, Coroinha  Ana Clara. A imagem de Cristo Rei foi trazida e permaneceu em nossa Capela até às 15 horas, quando saiu em carreata até o templo paroquial onde foi celebrada a solene Eucaristia  presidida pelo Bispo auxiliar Dom Andhersom Frank ,  com muita proximidade do povo e em especial as crianças, entre cantos, louvor, participação de todos.

1º Encontro presencial de FRAMAR – Fr. Antonio Leopoldo Sarroche, OAR, assessor nacional das Fraternidades Seculares AR, Irmãs. da Comunidade e membros de FRAMAR. Frei   Antônio   Leopoldo   apresentou o   tema:   Regra   de   vida   dos Seculares seculares Agostinianos Recoletos. Presidiu também a Eucaristia que foi participada por todas Irmãs da Comunidade.

Dos vários Encontros em nossa casa, dois foram internos:  A 1ª Assembleia intermédia da Federação Santa Teresa dos Andes, das Irmãs Carmelitas, e o Retiro Espiritual dos Seminaristas da Diocese de São Mateus.

No clima celebrativo de nosso jubileu, vivemos a solenenidade de N. S. da Consolação,  padroeira de nossa Comunidade. A Eucaristia foi presidida por Pe. Claudio Alves Moreira que trouxe um seminarista e dois jovens cerimoniarios da Paróquia Santíssima Trindade. Participaram membros de FRAMAR: Maria da Penha Matheus de Souza, Sandra Mara da Rocha Nunes e José Luiz  Santos  e   Edileusa  Leal   Alvarenga,  nossa   auxiliar. Também   a  jovem   inquieta vocacionalmente, Ana Paula Guide Moraes, e sua família. Após a Eucaristia fizemos a foto oficial e passamos ao refeitório para a partilha fraterna de uma gostosa torta.

Outro momento muito importante  vivênciando nosso Jubileu foi a celebração do Dia da Recoleção Agostiniana. Refletimos, rezamos e aprofundamos a ação do Espírito Santo na História. No seio da Família Agostiniano Recoleta o Espírito Santo fêz surgir nossa Congregação. Bendito seja Deus! Ele nos fala através da História. O aniversário da Recoleção é oportunidade que nos leva a recordar, refletir, agradecer e celebrar. Assim, ao celebrar agradecidas os 75 anos de fundação, celebramos vidas doadas, entregues ao Senhor no serviço à Igreja  e à sociedade, na extensão do Reino, aprendamos  a  ser  corajosos  (as),  a nos deixar conduzir pelo Espírito do Senhor, a ser resistentes, abertos (as) às surpresas de Deus, com docilidade e audácia, continuemos encarnando e vivendo o carisma Agostiniano Recoleto. E que o Senhor que começou esta obra em nós, Ele mesmo, nos conduza sempre, a complete.

 Ainda em clima de jubileu, iniciamos 2023! Depois de tanto tempo sem encontrar-nos, devido à pandemia, tivemos a alegria de realizar juntas uma Assembléia, estudos em comum e o Retiro Anual  programação feita por Ir.Marlene Valani,  conselheira geral e representante da Superiora geral no Brasil. Quanta alegria ao desfrutar  nossa fraternidade!!!

No dia 11/01/23, iniciamos o Retiro Anual orientado por Pe. Ribamar Divino de Souza, formador passionista. Tema: Caminhar juntos com a audacia do Espírito Santo e Lema: Sidonalidade e Projeto Apostólico a partir doa Atos dos Apóstolos.

Ao finalizar nosso Retiro Espiritual,,com a presença de todas as Irmãs celebramos  a nível de Brasil o encerramento do Ano Jubilar – 75 Anos de ereção da Congregação. Pe. Ribamar Divino de Souza presidiu a Eucaristia, serviu um cerimoniário da paróquia, Arthur Leal Alvarenga, em meio a muita alegría, louvores, ação de graças! Em seguida partilhamos um almoço festivo.

 Agradecidas, com toda a Congregação nossa Comunidade participou da celebração on line de Encerramento do nosso Ano Jubilar, na qual nossa Superiora Geral, Ir. Nieves María Castro Pertíñez dirigiu a todas nós sua fraterna e profunda mensagem.

 Obrigada, Senhor! Por todas as graças que nos concedestes na celebração de nosso Ano Jubilar.

 Ir. Maria de Lourdes Carvalho, MAR.