IRMÃ CLEUSA CAROLINA RODY COELHO NA IGREJA DE VITÓRIA

A Arquidiocese de Vitória, ES está celebrando 60 anos de Criação.

Dentro da intensa programação do jubileu, se insere a formação das secretárias e secretários de todas as paróquias. Ao definir a temática dos encontros, o Conselho de Pastoral (COPAV) sentiu que não poderia faltar a vida das figuras do Padre Gabriel Maire e Irmã Cleusa, ambos assassinados pela causa do Reino, ele em Vitória, ES e Cleusa em Lábrea, AM.

Foi assim que, no dia 9 de julho no 12º Encontro de Formação para os (as) secretários (as), ofereceram um espaço para se falar da Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, Missionária Agostiniana Recoleta, natural de Cachoeiro do Itapemirim, ES que trabalhou em muitos lugares, dentre eles Vitória e Lábrea, Igreja Irmã da Arquidiocese.

A pessoa escolhida para fazer a exposição foi Paula Freire Cezatti, leiga da Fraternidade Missionária Agostiniana Recoleta (FRAMAR) que, com muita propriedade apresentou a vida de Cleusa, chamando atenção para determinadas características muito marcantes na trajetória de 32 anos de vida missionária de nossa Irmã. Em seguida, através de data show os participantes puderam apreciar os testemunhos emocionantes de parentes, amigos e pessoas que conheceram e conviveram com Irmã Cleusa, tanto no Espírito Santo como em Lábrea, AM.

No final a Irmã Maria Josefina Casagrande, MAR, falou sobre o processo de beatificação, a dedicação da Verbo Filmes, não somente em elaborar o DVD, como também inscrevê-lo para o Prêmio Margarida de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Frisou

ainda que, como Igreja, devemos alimentar a nossa fé, conservando viva a memória dos que derramaram o sangue pela causa do Reino

Os presentes valorizaram o conteúdo da exposição, manifestaram alegria e sentimento de gratidão pela oportunidade de relembrar Cleusa e saber que na História da Igreja de Vitória existe tamanha riqueza, tamanho testemunho de vida doada!

Uma Igreja que faz memória de seus mártires é uma Igreja viva.

Cultivemos a VIDA de nossa Igreja!

Maria Josefina Casagrande, mar