A ALEGRIA MAR DE PARTILHAR UM SONHO JUNTAS!

2015! Sim, começou com tudo! Tantas e tantas coisas boas e sonhos realizados! Missão cumprida!

Novo ano! Novas conquistas! Novos e belos horizontes! Esperança renovada!

Aconteceram sim, vários fatos no inicio deste novo ano que vieram para somar as alegrias que no dia a dia vai somando à alegria final.

São estas as «transfigurações» do nosso dia a dia que vai nos ajudando a vencer as dores do «monte das oliveiras e gólgota» de nossa vida!

No dia 10 de janeiro, a irmã Ana Maria, Jacira e Maria Agustina, auxiliada por João, um ex funcionário da casa de formação de Cariacica, subiram a exuberante e bonita montanha, Moxuara, de 800 metros de altura.

Saíram cedinho, às 6:45 , pois segundo o Sr. João, é preciso subir enquanto está fresco! A alegria tomou conta de todas, mais no inicio quem se dispôs a subir foi a irmã Jacira Bhering da Silva e Maria Agustina Rodríguez. Participaram da oração de laudes e quando chega João, Ana Maria também decide e vai em busca da sua «provisão» para o caminho.

A irmã Jacira dizia: «Meu Deus! estou realizando um sonho de muitos anos!» desde o postulantado «estou subindo o Moxuara» «Chegou a minha hora»!

Subiram com lutas é claro! Algumas mais fáceis, outras, um tanto mais complicadas, porém complicada ou fácil, sempre encontrava-se uma maneira de subir e alcançar o objetivo sonhado. E assim foi que de etapa em etapa, chegaram ao ponto mais alto da montanha!

A cada etapa, uma parada para descanso, água, merenda e uma demorada contemplação de todo o caminho percorrido e de cada passo dado «caminheiro você sabe, não existe caminho! O caminho, pouco a pouco, passo a passo se faz…

A alegria! e a sensação de liberdade que se experimentava desde do alto é inegociável! Assim é e deve ser a vida de um Cristão: Lutas, subidas, liberdade, caminho e alegria… Devemos aproveitar cada oportunidade na vida pois pode ser o passo de Deus na vida! Pois como diz Agostinho :» Devemos temer a Deus que passa e não volta»!

A noviça Maria Agustina Rodriguez deixa registrada aqui a sua experiência:


    «Quando cheguei no Brasil em 2012 e fui pela primeira vez a Cariacica, fiquei muito impressionada como se podia ver, desde nossa casa, a altura desta montanha; tanto que me lembro que subi na parte mais alta da casa, procurando uma forma de vê-la por inteira, e tirar una foto. Subi a caixa de água e foi ali que começou meu sonho de algum dia poder escalá-la.

Em janeiro deste ano tive a graça de poder participar do retiro anual da Província Santa Rita de Cássia, estar e conhecer novas irmãs M.A.R. Foi Também um tempo muito especial para estar mais intimamente com Jesus! Tudo isto vivemos à luz da carta circular aos consagrados e às consagradas do Papa Francisco: “Alegrai-vos”.

O «Alegrai-vos» do retiro foi «coroado» com o convite feito pela Irmã Jacira para subir a montanha! Não sei explicar a alegria que sentiu meu coração e o quanto agradeci a Deus, por sentir-me tão agraciada e poder viver mais esta experiência! Sim, una experiência mais que especial. Para muitas pessoas tudo isto, não passa de mera fantasia, mais para mim se tratava de um grande sonho, que se fez real ao ser partilhado! O objetivo final era de estar no mais alto desta tão formosa e exuberante montanha! Um esporte diferente em que exploramos as fronteiras do espírito humano, e o seu legado imortal de amor e aventura! A alegria era tão grande que fica difícil expressar com palavras. Nesta subida também se pode sentir dores, calor… E aprendemos que não há triunfos sem renuncias, vitoria sem sofrimentos, liberdade sem sacrifício!

À medida que íamos subindo, nos surpreendíamos com as maravilhas da natureza, descobríamos que cada experiência na montanha é única e irrepetível e que nos segue para sempre. É a experiência primeira do amor de e com Deus: uma vez vivida, fica para sempre marcada no coração. Caminhar, escalar, tropeçar… E quando faltam as forças, a mochila pesa, o  calor aumenta, porém só um desejo ferve: é alcançar o topo da montanha! Este desejo é esta força inexplicável que sai de dentro de cada ser e nos empurra a seguir em frente. Ao parar para contemplar o caminho percorrido, se podia encontrar em cada flor, em cada erva, em cada borboleta, em cada pássaro que alçava alto o vôo, recebíamos a riqueza que nos oferecia! Riqueza esta que não tem preço! É felicidade pura! É o abraço de natureza, uma natureza grata que oferece o melhor de si para aqueles que se colocam á caminho! A experiência que me deixou Moxuara, poder sentir sua solidão, conversação interior, a vontade de seguir em frente sem parar! Assim devo avançar pela vida, de cabeça erguida, com um sorriso constante e a mochila cheia de ilusões, de vontade de chegar ao topo e muita vida. Sei que tropeçarei, chorarei, mais também sei que devo levantar-me e caminhar rumo ao topo, com esperança, paz a meu interior que é onde habita Deus”.

Não nos deixemos vencer pelas contrariedades; não deixes que ninguém nem nada te anule, não deixes que cortem as tuas asas, teus sonhos, todo aquilo que levas como objetivo mais caro do teu coração. Deves respirar fundo e descobrir tua força, teu potencial, essa que levas na tua alma e que te guia até a tua verdadeira senda.

Obrigada montanha Moxuara pelo que me deste, porque cansada pude degustar o descanso, porque, suada, pude aprender a apreciar um gole de água fresca, porque cansada pude admirar a maravilha de uma flor, a liberdade de um vôo de aves,  respirar o perfume da simplicidade, porque na solidão e absorvida em teu silêncio, volto a apreciar as maravilhas que Deus criou.

Obrigada Jesus por mais um  presente e por descobrir que o caminho da montanha, é como o da vida, não se percorre com as pernas, senão com o coração. É o teu passo! É o teu tempo, que me faz avançar com mais agilidade pelos caminhos da vida!

 

{gallery}mox, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}