Retiro Anual MAR da Província Santa Rita

“Alegrai-vos”. Foi com este tema que Ir. Jacira Bhering, MAR, a orientadora do retiro anual da Província Santa Rita de Cássia em Cariacica-ES, ajudou as Irmãs a  refletirem.

Cada dia havia um sub tema, e na sala uma ornamentação própria que ajudava a interiorizar melhor o conteúdo. Iniciou-se com uma dinâmica e o texto dos Discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35). Enquanto se proclamava o texto, de olhos vedados, de três em três íamos seguindo caminho até o recinto onde estava preparada a ceia com pão e vinho, denominada “mesa da partilha”. Durante a reflexão, além do pão e vinho, partilhou-se também o que cada uma experimentou no caminho e o que havia vivido durante o ano, motivadas pelo refrão: “Fica conosco Senhor, é tarde e a noite já vem”.

Embebidas pela Alegria, da qual nos fala o Papa Francisco no documento sobre a Vida Consagrada, Jacira propôs a nos deixarmos ser Encontradas, Alcançadas e Transformadas. Como dinâmica foi usado o “amassar o pão”; enquanto se colocava numa bacia os ingredientes e se ia amassando, ouvia-se: “…porque a farinha também passa pela transformação, se deixa modelar, porém necessita dos outros ingredientes para essa transformação. Assim somos nós nas mãos do Senhor, nos deixando modelar por Ele e necessitando da ajuda da outra para o “amassar” de nossas vidas. Ele nos chama a reler nossa História Pessoal, precisamos fazer isso todos os dias. Chama-nos e quer que cresçamos e nos transformemos, assim como a massa se transforma em um belíssimo pão”, disse.

Todas as tardinhas, além das vésperas, havia um encontro com Maria rezando o rosário, caminhando. Um dia pelos continentes e suas realidades e outros por diversas intenções que havia nos corações e segundo a dinâmica preparada pela equipe de liturgia do dia. Em seguida um encontro com Jesus Eucarístico em uma capelinha construída em um dos salões onde acontecia a partilha do dia.

No dia em que se rezava e refletia sobre o ser Missionário MAR, a Ir. Jacira propôs uma manhã de reflexão e uma tarde de missão concreta: saímos de duas em duas a visitar algumas famílias pela redondeza, nos bairros mais próximos da casa. À noite com a dinâmica do terço luminoso, à medida que se rezava  os mistérios, o grupo foi partilhando o “estar” com as famílias; experiências riquíssimas de escuta e atenção a Palavra de Deus encarnada na realidade das famílias visitadas.

Finalmente um dos momentos muito especial foi a coroação de Nossa Senhora, entre as reflexões e as canções. Cada Irmã  oferecia à Nossa Senhora uma palavra ou a frase que a acompanhou durante o dia nos momentos do oração. Uma irmã  colocou a coroa na imagem de Nossa senhora e foi acompanhada com canto.

Finalizou-se o retiro com a Celebração Eucarística agradecendo ao Senhor por esse tempo de graça, de busca da alegria profunda no Mestre. Antecipadamente celebramos o aniversário da Congregação e o dom da vida de nossas Irmãs aniversariantes de janeiro. Na partilha da vida e dos dons as irmãs foram se despedindo para seguir em missão na vida fraterna, interiorizando a Palavra de Deus.

 

 

{gallery}retrc15,limit=0,retrc15=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}