Assim foi pra mim quando fui convidada a participar da XXXIV Assembleia do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) Regional Leste que aconteceu em Ilhéus-Bahia dos dias 27 a 30 de março. Iniciou-se às 14 horas com o tema: “REAFIRMAMOS A NOSSA MISSÃO E ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO COM A CASA COMUM JUNTO AOS POVOS”. Rezamos, partilhamos a missão enquanto CIMI, com seus desafios, lutas e vitórias junto aos povos indígenas para que sejam reconhecidos seus direitos.  Na celebração da Eucaristia às 18 horas do dia 27 teve um momento especial, celebrando e comemorando os 50 anos de consagração religiosa de Irmão Elias, jesuíta, que trabalhou cinco anos na aldeia Caramuru no município de Pau-Brasil, Bahia. E também da presença das Mssionárias Agostinanas Recoletas, na pessoa da irmã Zuleica Belote, que por anos acompanhou o CIMI e continua com sua presença, em nome da Congregação. Foi um momento gratificante acompanhar as reflexões, colocações, debates…  Percebe-se que a MISSÃO continua. Os desafios também. Faz-se necessário estarmos juntos aos sem voz e sem vez de nossa sociedade hoje. Isso fez Jesus. Aí está uma igreja em saída como nos pede o Papa Francisco.

São três eixos apontados no texto base do documento do 4º Congresso Missionário Nacional. 1º: Alegria do Evangelho; 2º: Solidariedade e Comunhão; 3º: Testemunho e Profetismo.

Essa é a nossa Missão, sermos uma igreja em saída, ir ao encontro, como diz o CIMI: morar no mundo, caminhar e chegar juntos, tudo isso implica  um ponto de partida, somos protagonistas da Missão.

Foram dias intensos de oração, partilha e trabalho e por que não dizer dias de angústias, frente a uma realidade política em que vivemos.

Agradeço a Deus na pessoa da nossa provincial Irmã Marlene Valani, minhas Irmãs de comunidade e ao CIMI, que me proporcionaram mais essa oportunidade.

Valeu muito! Com carinho,

                                                                                Irmã Zuleica Belote

 

{gallery}quealegria, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}