Cheiro das primeiras comunidades cristãs

 

A equipe missionária composta de Frei José Corcuera, OAR, Irmã Ana Maria da Silva, MAR, Marcelo Viana e Abnaide –leigos– fizeram parte da primeira etapa da desobriga nas Comunidades do Rio Purus (Prelazia de Lábrea, Amazonas), entre os dias 23 de maio a 18 de junho. 

 

Na segunda etapa participaram Frei Jesus Gonzalez, Frei Diego, OAR, as Irmãs Itárica Zandonadi e Ana Maria, MAR, e Abnaide, leigo.

O trabalho foi de acompanhar as comunidades, orientar, dar formação e infomar…

Nota-se o crescimento do espírito de consciência crítica, o enxergar a realidade e o desafio da dureza da vida do dia a dia…frente a esta situação conservam os valores da fé, a esperança da defesa da vida. Como é natural, algumas comunidade necessitam de mais atenção e estímulo por parte da Igreja.

 

Cada viagem implica em altos custos finanaceiros: são 4 dias de subida pelo rio até chegar a última comunidade da paróquia, para dali vir descendo o rio e parando nas comnidades. Então: combustível, empregado, alimentação, manutenção do barco, material para formação… tudo custa dinheiro, e muito…

 

Como sempre os serviços publicos são deficientes e as famílias e comunidades vivem em dificuldades, especialamente quanto a saúde e meios de sobrevivência. Os missionários procuram orientar quanto ao direito e dever de cidadãos e a necessidade de se unirem para conseguir o que é de direito… e nota-se certa união.

 

Existem comunidades distante da beira do rio –vivem nos igarapés (afluentes). Então os missionários deixam o barco, e vão em canoa gastando uma, duas horas ou mais para chegar no local. 

 

A chegada dos missionários é motivo de festa, muita festa: conversa sobre os sacramentos,  batizados, primeiras eucaristias, crisma , casamento, missa, brincadeiras formativas com as crianças e muita animação… Há momento para todos.

 

Ah! E a partilha do alimento… Que lindo! Enriquece e embeleza ainda mais a festa. O alimento partilhado alcança para todos e a vida tem cheiro de testemunho, de doação, de Evangelho vivido, tem cheiro das primeiras comunidades cristãs.

 

MAR – Equipe Missionária das Curvas do Purus – Lábrea – Amazonas  

 

 

{gallery}desob14, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}