DESDE BRASIL

MISSÃO INTER-CONGREGACIONAL

A Conferência dos Religiosos do Brasil – Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, há vários anos, durante a Semana Santa realiza uma ação missionária inter-congregacional em uma das Dioceses mais necessitadas do Estado.   As Missionárias Agostinianas Recoletas desde que chegaram a Contagem participam da mesma.

Nesse ano a missão aconteceu na Diocese de Janaúba no norte do estado, que tem como Bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati, nas paróquias: são Sebastião e Espírito Santo. Foram 53 missionários das diversas Congregações que estão presentes na Arquidiocese de Belo Horizonte.

 No dia 23 de março às 21h 30mn os missionários saíram rumo à missão. Depois de doze horas de viagem chegaram à paróquia são Sebastião na cidade de Espinosa.  Os missionários foram acolhidos com muita alegria pelos padres: Rogério de Jesus Bispo da paróquia São Sebastião e José Iranildo Ferreira Bento da paróquia Espírito Santo e o povo de Deus que já havia preparado um delicioso café para todos. Em seguida os missionários que, previamente já haviam sido divididos por grupos e paróquias, tiveram um encontro com os párocos, assim cada missionário foi conhecendo um pouquinho da realidade de cada comunidade. Após a celebração Eucarística e o almoço os missionários foram enviados as suas comunidades, em companhia dos casais que já estavam esperando-os.

Os missionários foram enviados de três em três. As irmãs Alaide Bentes Trigueiro e Ana Maria Silva foram enviadas a paróquia Espírito Santo, porém em comunidades diferentes. Irmã Marlene Valani paróquia São Sebastião.

Foram dias de profunda experiência do amor de Deus. Irmã Alaide atendeu muitos doentes e reuniu-se com mais de 70 pessoas de duas comunidades, partilhou seus conhecimentos sobre as plantas medicinais e sua importância para o tratamento natural. Todos participaram com profunda atenção e descobriram que na própria comunidade tem diversas plantas medicinais e que a cura de suas enfermidades está bem próxima de cada um, em seu quintal…

A alegria tomou conta do coração de todos os missionários e todas as famílias das comunidades que foram acompanhadas durante a Semana Santa. Na verdade não há palavras para expressar a gratidão de todos.  Todos os grupos tiveram oportunidade de indicar para os padres as necessidades de cada comunidade. Foi percebido por todos os missionários que as comunidades necessitam de uma profunda preparação cristã para seguir dando respostas ao chamado de Deus diante dos desafios atuais.

No domingo da ressurreição os missionários saíram bem cedo de suas comunidades e foram para paróquia São Sebastião, para celebrar a páscoa. A alegria brilhava no rosto de todos os cristãos que celebravam com fé a ressurreição de Jesus. Com o coração agradecido pela presença dos missionários e pela experiência compartilhada, os missionários foram enviados as suas comunidades com a força do ressuscitado.

Agradecemos imensamente a Deus e a congregação por esse tempo de graça em nossa vida!

                                 

                                                 Irmãs: Alaíde Bentes Trigueiro, Marlene Valani e Ana Maria da Silva.

 

{gallery}bramint, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}