Em 2021, segundo ano da pandemia, Irmã Cleusa  foi recordada em nossas comunidades  ao longo do mês de abril, refletindo o evangelho de cada dia ligado à sua vida. Também nas comunidades e paróquias onde a Congregação está, no dia 28 houve missa com memória especial.

Destaco aqui a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no município da Serra, Espírito Santo.

Quando surgiu a comunidade, entre 1985 -1990 – ela ganhou o nome de Irmã Cleusa. As pessoas tinham um carinho especial para com sua patrona… compuseram uma canção, participaram do encerramento do processo de beatificação na Catedral de Vitória, Espírito Santo…etc.  E todos os anos, a Celebração Eucarística na Comunidade “Irmã Cleusa” ganhava destaque na paróquia…. Passadas duas décadas, por razões diversas, o arcebispo trocou o nome da patrona da comunidade pelo de Nossa Senhora Aparecida. O pároco e o povo acolheram a decisão…começaram a celebrar N.S. Aparecida, a padroeira, mas não deixaram a Irmã Cleusa…. Continuaram fazendo a memória dela, e com que carinho, como podemos ver no convite e falas a seguir.

Após a Celebração da Missa, a coordenação da comunidade publicou  a  seguinte mensagem:

“Depois de mais de ano fechada pela pandemia, sem as missas em Nossa comunidade, tivemos a graça de ser liberadas as missas presenciais justo no dia da memória de irmã Cleusa.

 A primeira Missa Presencial começou ontem, e em nossa comunidade… que venham muitas graças como esta….”

O gesto da comunidade Nossa Senhora Aparecida demonstra que que Cleusa vive na memória do povo!

Ir. Maria Josefina Casagrande, mar