“ESPERANÇA,  VIRTUDE  QUE  NOS  COLOCA  A  CAMINHO”

Com esta afirmação do Papa Francisco, em sua Mensagem para o Dia Mundial da paz, do presente ano, queremos começar nossa partilha de vida, como busca deste caminhar em esperança, no quotidiano de nossa vida comunitária.

Que alegria, o encontro de IRMÃS!!! Foram chegando, hoje uma, outras depois e depois…

No dia 2 de Janeiro, já estávamos iniciando o nosso Retiro Espiritual, que iria até o dia 9, assessorado pelo Pe. João da Silva Mendonça Filho, SDB, membro da equipe da CRB Nacional (Conferencia dos Religiosos do Brasil). O tema: A configuração a Jesus no discipulado consagrado: Deixa tudo e vem! Exposto, com base na Sagrada Escritura e textos de nossas Constituições, tocaram fundo em nossas vidas.

O ponto alto de cada dia foi a Eucaristia. À noite, na Capela após Completas, havia um compartir espontâneo de como foi o chamado de Deus a cada uma. Este fazer memória foi muito positivo!

Terminado o Retiro, tivemos um passeio comunitário. Contemplando a beleza das serras e de toda a natureza, chegamos até Pedra Azul! Lá paramos em um sítio-restaurante e almoçamos comidas caseiras, feitas em fogão à lenha… descansamos… e, caminho de volta. Foi uma boa preparação para o que seguiu.

Nos dias 11 a 15, com a assessoria de Ir. Nieves María Castro Pertíñez, nossa superiora geral, tivemos o estudo e aprofundamento em nossa identidade carismática: desde a raiz é que se dá a transformação. O plano estratégico tem um espírito e é o das Constituições MAR. Somos uma Família, uma Congregação. Buscamos viver a revitalização e reestruturação em processos vitais, pessoal e comunitariamente. Como vai meu processo? Nosso processo? O caminhar na esperança gera câmbios internos, vida!…

Tivemos a graça de ser a casa desde onde foi promulgado o ANO MISSIONÁRIO de nossa Congregação. Com a leitura da circular convocatória, feita por Ir. Nieves María Castro Pertíñez, na Capela de nossa casa, no dia 15 de janeiro último, começamos este tempo de graça!

Refletimos, na manhã do dia 16 de Janeiro, sobre a Pastoral Vocacional, agora com a presença e partilha de nossos irmãos, freis André e Gustavo, OAR. Deixaram para nós edificantes testemunho de vida fraterna agostiniana, de interesse por ajudar-nos e na partilha de tudo o que em sua missão, na pastoral vocacional, lhes tem ajudado.

Outro lindo momento de partilha fraterna agostiniana, tivemos no dia 4 de Março, com Fr. Antônio Leopoldo Sarroche Filho, assessor das Fraternidades Seculares OAR, em sua visita à FRAMAR, aqui em nossa casa de Cariacica. Foi uma partilha motivadora e formativa não só para os membros de FRAMAR, como também para nós, Irmãs que os acompanhamos.

Celebramos dois Jubileus de Ouro importantes: de Vida Consagrada MAR de Ir. Maria Madalena Costa López, no dia 21 de Fevereiro, com a Eucaristia em nossa Capela, presidida por Pe. Cláudio Alves Moreira.  E o da Fundação de nossa Comunidade, aqui em Tabajara – Cariacica no dia 14 de Março. Este, o celebramos juntamente com as Irmãs Carmelitas, que fazem parte de nossa história. A presença delas aqui, junto à nossa Comunidade, trouxe-nos o grande benefício da assistência religiosa.

Elas ficaram muito felizes e manifestaram a gratidão que tem para com nossa Congregação e como se sentem também participantes conosco desta história. Após a Eucaristia, depois de umas breves palavras de Ir. Maria de Lourdes Carvalho houve testemunhos de Penha Matheus, membro de FRAMAR, e de Ir. Adriana, superiora do Carmelo de Nazaré.

Entregamos a cada uma das Irmãs carmelitas a Oração do nosso ANO MISSIONÁRIO, para que nos acompanhem com suas orações. Elas tiveram o gesto singelo de presentear nossa Comunidade com um quadro da Virgem Maria.

Este ano, tivemos a Eucaristia em nossa casa todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Que bênção!!! Somos muito agradecidas ao Pe. Cláudio Alves Moreira, sacerdote diocesano, pároco na vizinha Paróquia Santíssima Trindade, que em sua disponibilidade mui fraterna nos deu este grande presente! Porém, com a pandemia que estamos vivendo, foi preciso suspender as Celebrações em casa.

A última foi no dia 20 de Março, foi muito especial: Pe. Cláudio administrou o Sacramento da Unção dos Enfermos a todas nós, dentro da Eucaristia.

Comunidade “Nossa Senhora da Consolação” – Tabajara – Cariacica- ES, Brasil