No dia 05 de dezembro de 2019, realizou-se na Escola Estadual Educandário Santa Rita a “Aula da Saudade” como encerramento das atividades do ano letivo; na qual participaram quatro turmas do Ensino Médio, do ensino Supletivo modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Estavam presentes nesta solenidade os 155 alunos do curso, a gestora do Educandário, Irmã Eremita Brites Silva e os professores das referidas turmas.

Vale citar que esta modalidade de ensino é oferecido somente para alunos maiores de idades que estão fora da faixa etária e atrasados nos estudos.

Depois de um tempo de oração e reflexão a Gestora da escola fez uma breve retrospectiva sobre a importância do ensino, do conhecimento na vida do homem. Em sua fala pontuou as dificuldades e desafios enfrentados por aquelas turmas para chegarem ao fim desta etapa. Assim ela disse: “Vocês viveram momentos de superação e crescimento, aonde vimos e acompanhamos várias alunas gestantes e mães trazendo seus filhos ainda bebês enfrentando chuva e a falta de energia voltando para suas casas no escuro e correndo risco de vida, para realizarem o sonho de ter um ensino médio completo.

Foram momentos de alegria daqueles que conseguiram realizar o seu sonho, tristeza por aqueles que ficaram pelo caminho e outros que tiveram as suas vidas ceifadas pela violência”.

Afirmou para os educando que a luta ainda não terminou e que cada um tem um sonho a ser realizado e agora a vida oferece uma nova batalha rumo ao conhecimento. É agora que se inicia uma nova jornada.

Alguns professores fizeram uso da palavra incentivando e parabenizando todos os concludentes assim como também alguns alunos agradeceram seus discentes. Para finalizar, a gestora Ir. Eremita fez as considerações finais e dirigiu de modo particular a um aluno o Senhor Raimundo Nonato; que era o educando de mais idade da turma, “O senhor chamou muito a minha atenção, uma pessoa trabalhadora e que todo dia estava aqui, para ele não tinha chuva, falta de energia, sempre era o ultimo a chegar, mas passava em frente a minha sala dizia boa noite irmã e sempre sorrindo, isto para mim e creio, para todos os seus companheiros de classe foi um testemunho de superação, foi um verdadeiro guerreiro; exemplo a ser seguidos por muitos”. E assim finalizou sua fala com os aplausos de todos os presentes.