MISSÃO DA SEMANA SANTA DA CRB MG – 2014

“A missão é feita com os pés dos que partem; com os joelhos dos que rezam; com as mãos dos que ajudam!” (Pedro Zic)

A Missão da Semana Santa, organizada pela Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), Regional Minas Gerais, acontece a 11 anos consecutivos. Tem como objetivo ser presença missionária onde mais precisa no Estado de Minas Gerais.

 

No ano 2013 e 2014, a missão foi realizada na diocese de Teófilo Otoni, na Paróquia São Sebastião que atinge os Municípios de Machacalis, Bertópoles, Santa Helena e Umburatiba.

 

A comunidade MAR Noviciado Santa Rita, de Contagem, composta pelas Irmãs Zuleica Belote, Delza Rita Bassini Fioresi, Ivone Leonor da Silva Herbert e Marizete Pinto de Castro, deixou seus afazeres, a casa, a paróquia e, no dia 11 de abril, à noite, saíram em direção a Belo Horizonte, onde encontrou com a equipe de missionárias/os, num total de 44 pessoas: religiosas/os, formandas/os, leigas/os. Todas/os estavam muito alegres e cheias/os de expectativas para desempenhar a missão. Em ônibus fretado todas/os se acomodaram e, às 23 horas saiu de Belo Horizonte com destino a Machacalis. Com um momento de oração iniciou-se a longa viagem, chegando ao destino previsto, às 11h30min do dia seguinte. Na viagem tudo correu bem, com a graça de Deus. Em Machacalis, os padres Carlos Enrique Santos da Silva e Edilson Almeida de Souza, com algumas paroquianas nos esperavam com um delicioso café da manhã. Entre boas vindas e alimentação todas/os receberam as primeiras indicações para a missão.

 

“Tem duas coisas que não podem faltar na “bagagem” missionária: a alegria do evangelho e uma sensibilidade de espírito”. (PE. Manuel E. Iglesias)

 

“De dois em dois…” (Lc 10,1)

 

A partir daí as duplas de missionárias/os foram encaminhadas/os para as comunidades, a maioria rural. Ao chegar à comunidade, desconhecida pelas/os missionárias/os, houve o primeiro encontro com as lideranças para programar as atividades, durante a Semana Santa. A comunidade esperava com muita alegria, esperança e uma calorosa acolhida. Como é bom sentir o ardor missionário, que se dá através de quem tem a coragem de “ir” com quem está “esperando” uma nova presença de Deus através da/o missionária/o! Deste primeiro encontro vão surgindo às luzes para o caminho da missão: a preparação para as celebrações, a organização para as visitas e os encontros com alguns grupos.

 

As atividades exercidas foram: visitas às famílias, especialmente os doentes e idosos; participação ativa nas celebrações durante a Semana Santa; visita a escolas; encontros com: jovens, crianças, casais, entre outros; participação em grupos que se reúnem para rezar: terço, círculos bíblicos, oração nas casas e outros; conversas em famílias; visita a hospitais. Cada missionária/o deu “os passos no caminho da missão” de acordo com seus dons e capacidades!

 

A convivência dos dez dias na comunidade foi de: aprendizagem, alegria, escuta, amizade, partilha, entre outros.

 

Na partida da/o missionária/a vem a emoção. Quanta alegria de quem se “desprendeu” para ir à missão e de que “acolheu” as/os missionárias/os! Sabe-se que o caminho da/o missionária/o é chegar, estar, amar, vivenciar e partir. Assim fica o essencial – a vivência, a memória de coisas boas que marcam para sempre a vida das pessoas a partir deste encontro.

 

“Os setenta e dois voltaram muito alegres” (Lc 10,17)

No dia 20, domingo da Páscoa, chegou a hora das/os missionárias/os se encontrarem novamente. Como estava programada, a chegada a Machacalis, foi acontecendo durante toda a tarde. A casa paroquial, onde residem os padres, estava aberta, acolhendo com um delicioso lanche e muita alegria, a cada um/a que chegava.

 

“Os setenta e dois voltaram muito alegres”. Assim foi a atitude das/os missionárias/os: todas/os contavam, com alegria e ardor missionário, as atividades e aventuras da missão! Momentos fortes… só o coração de cada um/a pode expressar as emoções, os sentimentos bons,  vivenciados!

 

Quando todas/os chegaram celebrou-se a Eucaristia juntamente com os/as paroquianas/os da comunidade São Sebastião. O padre agradeceu as/os missionários, com muito entusiasmo, incentivando a continuar no caminho missionário. Também a comunidade agradeceu com uma mensagem e muitos aplausos.

 

Após a missa e um delicioso jantar, às 21h 30min,  com um momento de oração, iniciou-se a viagem de volta. Durante o percurso, houve partilha de experiências e descanso. As 11h30min do dia 21 chegam-se à Belo Horizonte, e, daí, cada um/a para suas casas.

Obrigada, Senhor, por mais esta oportunidade. Obrigada, também, a todas as pessoas que contribuíram para que acontecesse esta linda experiência missionária!

 

“Onde há povo, há missão; onde há missão, há razões de ser feliz”

 Dom Luciano de Almeida

Comunidade MAR de Contagem, MG, Brasil

 

{gallery}pascoamg, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}