A pastoral das Curvas, convive, acompanha e apóia as comunidades da Zona Rural, atendidas pelas irmãs, os freis e os leigos. Essas comunidades buscam organizar-se cada vez mais e melhor, para celebrar a vida e viver a FÉ em Jesus Cristo; reúnem-se aos domingos para: ouvir a Palavra de Deus, celebrar a festa do Padroeiro, momentos de confraternização, assumir compromissos comunitários e agradecer a vida, o trabalho e a produção.

Dia 14 de outubro de 2021, ás 8hs, a equipe volante da pastoral das curvas com as irmãs Ivone Leonor da Silva Herbert, Ana Maria da Silva, Missionárias Agostinianas Recoletas, e o comandante Abnaide Cordeiro de Souza, deixam a cidade de Lábrea para empreender mais uma grande missão, juntamente aos nossos irmãos ribeirinhos. Depois de cinco dias de viagem, subindo o rio Purus, chegamos até a comunidade, Boca do Mamoriá. O rio estava muito seco e com muitas pedras e paus, mais graças a Deus foi tudo bem.

Desde aí descemos o rio visitando as famílias, permanecendo nas comunidades, com o tempo necessário para dar formação aos catequistas e sobre os sacramentos: Batismo, Primeira Eucaristia, Crismas e Casamentos; falar sobre Ministério da Catequese, documento do Papa Francisco; reunião com os coordenadores para saber sobre a caminhada da comunidade e tirar as dúvidas; informações da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré; Preparação da celebração da Palavra e celebração da Palavra com a presença de Jesus Eucarístico para toda a comunidade; entrega dos materiais: Roteiro para o ano 2022, material de catequeses, livros de cantos, livros do mês missionário, orações, novena de Natal, campanha da fraternidade 2022 com o Tema: Fraternidade e Educação, Lema: falar com sabedoria e ensinar com amor (PR 31, 26).

Nossa chegada em cada comunidade era para eles momento de muita alegria, todos já estavam esperando; convidava-nos para um café e ali, acontecia um lindo momento de conversas. Depois de terminar os trabalhos voltávamos ao barco para o almoço, em seguida um momento de descanso. Terminávamos o dia dando graças a Deus pelo trabalho realizado e a partilha de vida com cada família.

Percebemos que as comunidades estão bem, graças a Deus, em algumas encontramos pessoas idosas e doentes que estão necessitando de cuidados especiais, ou seja, maior atenção por parte das comunidades.

Sendo tempo de Advento, preparando o coração para a chegada do menino Jesus, tivemos a oportunidade de visitar as 12 comunidades ribeirinhas na parte de baixo do Rio Purus. A equipe estava formada pelas irmãs: Ana Maria da Silva, Ivone Leonor da Silva Herbert e nosso comandante Abnaide Cordeiro de Souza.

Começamos as atividades na comunidade de Nazaré até a comunidade de Novo Horizonte. Durante uma semana realizamos o trabalho, visitando todas as famílias, conhecendo assim a realidade de todas as comunidades e famílias.

A missão é um grande desafio, pois temos que estar preparados, não é tão fácil como pensam, às vezes o barco pode estar com problemas, às vezes adoecemos.

Em cada comunidade, eles falavam da necessidade da santa missa e também da presença dos religiosos para acompanhá-los, os desafios são gigantescos: subir os barrancos, suportar os meruins, piuns, carapanãs. Chovia muito por isso era mais difícil para caminhar do barco à comunidade.

Esta missão contou com a visita a 68 comunidades. Sentimos a alegria estampada no rosto de cada pessoa por nossa presença. Foi um ano de muitos contratempos para a missão em questão da Pandemia. Depois de pensar o que devíamos fazer, com orientações para que nos prevenisse da doença, fomos rezando e entregando nas mãos de Deus e pedindo um sinal para que ELE nos mostrasse o que seria melhor, enfim, chegou o momento e falamos: iremos á missão, e assim fomos e, graças a Deus deu tudo certo, contando com a Providência Divina.

Missão cumprida! Bela experiência de Deus na vida e história de cada pessoa.

Irmãs Ivone Leonor da Silva Herbert e Ana Maria da Silva