Justiça e profecia a serviço da vida

O 13° Interclesial das Comunidades Eclesiais de Base realizou-se na cidade de Juazeiro do Norte, Diocese do Crato – Ceará – Brasil – nos dias 07 a 11 de janeiro de 2014, com o tema: Justiça e Profecia a Serviço da Vida. E o lema: CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade

Foram cinco dias de grandes celebrações, como também espaços para confrontar a nossa prática com a prática de Jesus Cristo, onde se vive a comunhão e o diálogo com outras religiões e com outras culturas.

Participaram do 13º Interclesial 5046 pessoas. Sendo: 4036 leigos (2248 mulheres e 1788 homens); 72 bispos; 232 padres; 146 religiosas/os; 20 evangélicos; 35 outras religiões; 36 estrangeiros; 75 indígenas e 68 da coordenação ampliada e assessores. 

Nesse evento, aconteceram quatro grandes celebrações abertas a todos, por isso, contou com uma participação em torno de 7.000 pessoas cada uma: 

07/01 – Celebração de abertura, no pátio da Igreja dos Franciscanos;

09/01 – Celebração dos Mártires da caminhada, junto ao monumento de Padre Cícero; 

10/01 – Noite Cultural, no pátio da Igreja dos Franciscanos.

11/01 – Romaria das CEBs, e Celebração de envio no Santuário Nossa. Senhora das Dores.

Para mim foram cinco dias iluminados pelo Espírito Santo. Deus se mostrou nas Manifestações, nas Celebrações, nas Exposições dos assessores, nos Trabalhos em grupos…

Quero deixar registrado, aqui, algumas palavras dos Bispos que participaram do Encontro e escreveram na Carta para o Povo de Deus: “Muito nos sensibilizaram os gritos dos excluídos que ecoaram neste 13º Interclesial: gritos de mulheres e jovens que sofreram com a violência e de tantas pessoas que sofreram as consequências do agronegócio, do desmatamento, da construção de hidrelétricas, da mineração, das obras da copa do mundo, da seca prolongada no nordeste, do tráfico humano, do trabalho escravo, das drogas, da falta de planejamento urbano que beneficie os bairros pobres; de um atendimento digno para a saúde…”

                                                                                             Ir. Luiza Dalvi – MAR 

 

{gallery}cebs14, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}