Com a celebração do Dia dos Pais, no 2º domingo de agosto, iniciamos a Semana Nacional da Família/2021.

Da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” (Alegria do Amor), o Papa Francisco nos convida a sermos família geradora de alegria e de amor. Para assim acontecer, o lema nos dá o direcionamento: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”.

Todos desejamos e sonhamos com um lar onde todos todos vivam em harmonia, em segurança, onde as pessoas se sintam acolhidas, seguras e com possibilidade de serem felizes.

Dá e recebe, e alegra a ti mesmo é a famosa “lei do retorno”! Quer viver na alegria? O caminho certo é o exercício do amor doação.

Na família todos são chamados a cooperar, a colaborar na construção de relacionamentos saudáveis, superando juntos as dificuldades e vencendo os desafios do cotidiano.

“Maridos, amai vossas esposas” (Ef 5, 25), da mesma forma, Esposas, amai vossos maridos, “Filhos, sede obediente à vossos pais” (Ef, 6). Nesse exercício de amor, todos ganham!

Família perfeita? Nem a minha e nem a sua! Mas, somos chamados a percorrer o caminho do Mestre Jesus, amando incondicionalmente, perdoando sempre, dialogando, ouvindo e acolhendo.

Somos ainda chamados a olhar para outras tantas famílias que foram deixadas à beira da estrada, sem casa, sem segurança, sem saúde, morrendo de fome e frio. Diante dessa realidade, somos convocados a ver, sentir compaixão e cuidar. São nossos irmãos! Somos todos filhos do mesmo Pai, do Deus que é AMOR.

Querida Família Agostiniana, sonhemos um mundo, uma sociedade, uma igreja, que ajudem nossas famílias a fundamentarem-se na verdadeira alegria: o Deus Amor!

Centro Educacional Agostiniano

Ir Rita Cola – Diretora