“Como o índio sabe partilhar”!

Dia 08 de outubro, os freis José Corcuera e Geraldo (OAR), Irmã Ana Maria (MAR) e as leigas Verilda e Conceição, saíram de Lábrea cedinho, em direção a Aldeia Japiim, dos apurinã, para celebrar a festa de São Francisco.

Deslocaram-se da cidade de carro,  até  a ponte sobre o rio Paciá; ali os esperavam dois jovens e um grupo de índios, um total de 13 pessoas e seguiram em direção à  aldeia…uma viagem linda, tranqüila e com muitas histórias.

Pararam no lugar onde Irmã Cleusa foi assassinada… Fizeram memória daquele dramático momento: o que passaria pelo coração da Irmã e do assassino… o que ela teria dito a ele…  a ordem que ela  deu ao seu canoeiro, para que fugisse, pois tinha filhos para criar… Ali o grupo silenciou… rezou, se perguntou… fez fotos…e, depois de uns momentos seguiu viagem, parando para partilhar o almoço, antes de chegar na Aldeia. Ao chegar, a comunidade os recebeu com muita alegria e almoço preparado para todos. Os missionários sugeriram deixar a comida para a noite, visto que já estavam alimentados.

Após um pequeno descanso, visitaram as famílias e, no final da tarde, iniciaram a celebração com  a Procissão até a capela.    Ali celebraram  a  Santa Missa, Batizados…. Toda a comunidade estava presente; o silêncio, a atenção, a forma de estar,  demonstrou a bonita e profunda participação nos sacramentos e mistério da Eucaristia. 

Em seguida foi o jantar partilhado (“Como o índio sabe partilhar”! exclamava a Irmã Cleusa).  Todos  comeram… E a festa continuou com animado forró, típico da região. Alguns da equipe foram para o lugar previamente preparado, a fim de descansar um pouco, trocar  idéias etc. 

 

{gallery}japim, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}