…na Vida Religiosa Consagrada

 

BODAS DE PRATA DAS IRMÃS JACIRA E DELZA – CONTAGEM – MG

 

No dia 20 de fevereiro de 2013 as Irmãs Delza Rita Bassini Fioresi, Eremita Brites Silva, Neuza da Penha de Souza Campanin e Jacira Bhering da Silva, completaram os seus 25 anos de Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Missionárias Agostinianas Recoletas. A festa começou desde início do ano, com uma celebração Eucarística onde a maioria das Irmãs da província Santa Rita, se encontravam reunidas em Cariacica Espírito Santo para o retiro e Capitulo provincial.

 

A provincial, Irmã Maria Josefina Casagrande, pediu às postulantes que se encarregassem de toda a festa na comunidade Noviciado Santa Rita, onde se encontram as Irmãs Jacira e Delza, uma vez que estavam somente as duas Irmãs com as postulantes. Assim foi. Elas obedeceram ao pé da letra. Que bom! Ter festa! Que bom! Ter irmãs que cuida de Irmãs.

 

No dia 20 de fevereiro desde cedo já estava preparado à oferenda! Irmã Jacira chegou bem cedinho de Ribeirão Preto (em férias com a família), e já encontrou a comunidade com o “novilho gordo, festa, anel e tudo”… Foi lindo! Lindo! Todas queriam falar ao mesmo tempo… Todos queriam dar notícias… e uma dessas notícias era que à noite um irmão agostiniano (OSA.), Fr. Eustáquio, mais alguns seminaristas vinham até a nossa casa para celebrar a Eucaristia. As postulantes estavam radiantes e as jubiladas também é claro, não era para menos. Sim, pois motivo havia e que motivo! Em seguida, a prática dos últimos retoques: na comida, na Capela, no refeitório e outras coisas mais.

 

A celebração na casa teve um sabor muito gostoso! Sabor de eternidade! sem pressa, sem relógio! Sem preocupação! Tudo muito perfeito! Lindo! Após a missa frei Eustáquio e os formandos, ficaram para o jantar. Foi também momentos de grande partilha, onde se recordou momentos lindos vividos no período de formação. No dia seguinte iniciou-se o tríduo, na comunidade local.

 

Nos dias 28/02, 01 e 02/03 foi a vez do tríduo, na paróquia Bom Jesus do Amparo, onde se encontram as Irmãs Jacira e Delza. Celebrou-se durante a Eucaristia, em ação de graças, presidida por Padre Mauri Sebastião Rodrigues, Monfortino, com um tema para cada dia: no primeiro dia, chamado a Vida, onde se contou um pouco da história de vida das duas Irmãs. No segundo e terceiro dias, as Irmãs Delza e Jacira contaram sua história vocacional.

 

Para estes dias de celebração, contou-se com a presença das Irmãs Anna Salvador, Marlene Valani e Leny, mãe da postulante Juliana, vindas de Vitória Espírito Santo.

 

No dia 03 celebrou-se, oficialmente a festa, na paróquia. A celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Francisco Ferrari, Monfortino. Durante a homilia as Irmãs Jacira e Delza falaram um pouco sobre: A importância do chamado, resposta, o suporte que cada um recebe de Deus para responder, a força no caminho… ou seja, uma propaganda vocacional, deixando-se claro para os/as jovens, que vale a pena arriscar-se entregando a vida a serviço do Reino, na Vida Religiosa Consagrada. Para introdução deste momento foi cantado a música de Irmã Cleusa: Fiel ao Chamado.

 

Após a missa além de muitas homenagens, flores, abraços, lindos cantos… as anfitriãs da festa (as postulantes) convidaram as Irmãs para descer até o salão da Igreja, pois havia outras surpresas. Era realmente uma bonita e grande surpresa! O salão muito bem enfeitado e o bolo, uma beleza, uma obra de arte! Estava decorado de rosa bebê e lilás em cima uma linda foto das Irmãs jubiladas! Todos/as que participaram estavam felizes, e com alegria, desfrutavam das grandes oportunidades que Deus vai dando de presente. Deus é Deus! E nunca se cansa de nos esperar. É necessário sempre dar graças a Deus pela Vida Consagrada. Obrigada Senhor!