Em tempo de pandemia, basta um olhar, uma escuta do mundo, a partir do  lugar e momento em que estamos vivendo, para nos depararmos com tantas coisas bonitas: a natureza que nos oferece o ar, a água, o calor, a vegetação… as pessoas com  os  gestos de solidariedade (uma palavra, uma cesta básica, um olhar de compaixão, uma oração); a criatividade nas Celebrações da Palavra de Deus, nas Novenas…  As palavras do Papa Francisco que nos alerta para os diferentes mundos, convidando-nos a sermos todos irmãos… Diante de tudo isso, e muito mais, brota do coração a prece: OBRIGADO MEU DEUS.

Mas,   como missionários e missionárias,  certamente   o nosso olhar, está enxergando mais além;  o nosso ouvido está   escutando   os outros mundos: Nossa casa Comum, presente do Criador, está gritando;  a fome dos irmãos aumenta, os dirigentes dos países nem sempre olham a vida; os direitos das pessoas estão sendo negados…enfim,  “determinou-se” que a “vida  nada vale”, “o que vale é o lucro”,  “é querer ser dono do mundo”, “é mandar, determinar, matar , destruir”….Como ficar de olhos fechados? Como tampar os ouvidos? Como?…como?…  Como não tomar atitudes? Somos convidados a lembrar de Jesus… Ele olhou, enxergou, tocou, transformou, teve compaixão, caminhou…  Estava sempre unido ao Pai pela oração: “Te louvo ó Pai…”; “ …afasta de mim esse cálice”…; “… venha o teu Reino”…   “…Dá-nos o pão de cada dia”…

Somente a oração continua, o exercício da fé, o fortalecimento da esperança, tendo como base a Palavra de Deus e como porto seguro a Eucaristia, é que, em sintonia com a Igreja e com todos os que creem, conseguiremos viver a missão que nos é confiada, sobretudo neste tempo de tantas pandemias…

No meio da tempestade os discípulos gritaram: “Senhor, salva-nos”… Nós também, devemos, à luz da Palavra, clamar: Senhor, livra-nos de tantas mazelas que vem destruindo e tirando a vida de teus filhos; “…por causa da tua Palavra lançarei as redes…”… Fortalece a nossa fé em tua Palavra Senhor, para que acreditemos e assumamos a missão que nos confiaste!

Que sejamos testemunhas daquilo que acreditamos!!!!  Que nossa oração pessoal e comunitária nos mantenha sempre unidos a Ti, não deixando que nos roubem a esperança de dias melhores, de uma humanidade que, vivendo na Casa Comum, desfrute da  verdadeira  VIDA PARA TODOS…uma casa de FRATELLI TUTTI  como sonha o papa Francisco!

Deus sempre está abençoado a humanidade com a força da sua Palavra. A  vida Religiosa consagrada é enviada em missão por mandato divino: “Ide pregai o Evangelho”, ação sempre fundamentada na oração, no diálogo com o Pai.

É importante lembrar sempre o que nos diz o papa Francisco “Sair da própria comodidade e ter a coragem de ir às periferias que precisam da Luz do Evangelho (EG] 20)e evangelizar a partir de Jesus Cristo na força da fé ,  alimentada na  oração, na Celebração da     Eucaristia na escuta da Palavra  que dá vigor na caminhada .

Neste tempo, somos convocados a SER missionários, intensificado nossa oração pessoal e comunitária à luz da Palavra que nos indica os caminhos, as atitudes para ajudar a humanidade a superar tantas dificuldades.

 

Itabuna, 15 de outubro de 2020

Comunidade Irmã Cleusa