A Semana Missionária Vocacional foi organizada pelas Irmãs Missionárias da Sagrada Família, de Niterói/ RJ. Como primeiras responsáveis, convidaram a outras congregações religiosas:

Servas da Santíssima Trindade, Missionárias Agostinianas Recoletas, Irmãs Mercedárias da Caridade, a leigos de diferentes lugares como também do mesmo local da Missão para compor o Grupo M issionário. Assim foram:  8 religiosas, 2 postulantes e 1 vocacionada de institutos distintos, 2 Leigas e os missionários locais, também o motorista.

De nossa Congregação – Missionárias Agostinianas Recoletas – participaram  Ir. Maria Madalena Costa Lopes e a jovem vocacionada Larissa V.Marconsini; a elas o meu agradecimento pela partilha dos dados e fotos da Missão, possibilitando a redação do presente artigo.

A MISSÃO VOCACIONAL aconteceu nos dias 12 a 19 de março de 2023, na Paróquia N. Sra. da Conceição – Icaraí de Minas/MG – Diocese de Januária/MG. O pároco, Padre Wellington…., acolheu muito bem a proposta, preparou a chegada dos Missionários juntamente com todos os seus paroquianos, das diferentes Comunidades.

Em comunhão com o 3º Ano Vocacional do Brasil, a Semana Missionária Vocacional teve como TEMA: Vocação: graça e missão

E  como LEMA: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33)

A paróquia onde se realizou a Missão é composta por 27 comunidades, organizadas em 5 setores: Matriz, Morrinhos, Logradouro, Vila Santos Reis e Nova Aparecida. Desta forma foram também organizados os missionários que em grupo de dois ou três se direcionaram às comunidades sedes e lá realizaram o trabalho. Foram visitadas cerca de 330 famílias, das quais 248 foram registradas nas fichas de visita. A maioria das visitas foram direcionadas aos enfermos e pessoas afastadas da vida eclesial.

Foram realizadas as “ATIVIDADES: Momento formativo com leigos, Celebração pelos Enfermos, Missa com envio, Entronização da Sagrada Família, Visita às famílias, doentes e Escolas, Hora Santa Missionária/Vocacional, Encontro com as famílias, Via-Sacra Vocacional, Terço Missionário/ Luminoso, Encontro com as crianças da catequese, Encontro com as Juventudes, Missa de encerramento da Semana Missionária Vocacional, Exéquias, Exposição Vocacional: Ministérios e Vocações Específicas

Como visão geral da realidade ressaltou:  Muitos idosos morando sozinhos; Ø Muitos casais conviventes sem o sacramento do matrimônio; Ø Necessidade de mais atendimento espiritual e confissão.

Para a pós Missão foram feitos encaminhamentos, segundo a realidade de cada Comunidade.

As RESSONÂNCIAS  a seguir falam de quão importante foi a Semana Missionária Vocacional:

Que bom! A acolhida e participação da comunidade; A boa convivência com a comunidade; A valorização do Sagrado;  As pessoas da comunidade que acompanharam;  A calorosa recepção nas escolas; As famílias visitadas; Os grupos se reúnem regularmente para orações;  Visita aos doentes e as famílias;  Semana de oração na comunidade; Encontro com os jovens e as crianças. Missão inesquecível, momento único na vida da comunidade;  A presença e o testemunho das Irmãs;  O tema: Vocação e missão;  A experiencia e conhecimento adquirido a respeito da vocação e missão na família e na comunidade;  O trabalho em equipe; A pregação da Palavra de Deus; As visitas às escolas com ânimos e acolhimento;  Humildade, abertura ao diálogo, compromisso, criatividade e determinação;  O desenvolvimento de atividades com o tema para criança, jovens, adultos e famílias; O estímulo no despertar das vocações das criança e jovens; A visita e partilha da Palavra de Deus aos doentes;  Domínio da fala e carisma.

Que pena! Que a igreja estava em reforma (espaço impossibilitado para uso) – Comunidade Nova Aparecida; Ter sido somente uma semana;  O número de missionários ser pequeno;  Não ter conseguido chegar a todos os lares;  Missão grande para poucas pessoas;

Que tal!  Adaptação dos horários dos encontros com a realidade local e orientação da coordenação da comunidade;  Visitar mais vezes a comunidade;  Dar continuidade à missão por meio dos missionários da comunidade;  Despertar missionário e vocacional dos jovens;  Envio de mais missionários para o fortalecimento das comunidades;  Ampliar esse trabalho para outras comunidades; Abordar outros temas;  Busca ativa de mais participantes;  Melhor participação dos ministros e da comunidade em geral;  Visitas mais frequentes na comunidade;

Para a Congregação organizadora,”foi uma semana muito abençoada seja pela presença das missionárias, seja pela acolhida da comunidade. A acolhida do Pároco Pe. Welington à proposta missionária e a preparação da comunidade para a mesma, resultou num belo trabalho conjunto e participativo. O reencontro no dia do encerramento e os relatos das experiências nos transportaram ao momento em que os discípulos retornaram de sua missão nas comunidades com júbilo e louvores. Realmente a proposta e lema do Ano Vocacional Missionário pode ser revivido no seio da comunidade e na vida de cada missionário/a, “Corações ardentes, pés a caminho”. Que o Espírito Santo conduza os passos da nossa Igreja peregrina e que cada cristão se reconheça portador e propagador da graça de Deus. Sagrada Família, abençoai e santificai as nossas famílias… Sanguíneas, religiosas e eclesiais!”

Ir. Maria de Lourdes Carvalho, MAR.