«TRABALHAR JUNTOS NA MESSE DO SENHOR»

A Comunidade Noviciado Santa Rita composta pelas Irmãs Zuleica Belote e Delza Rita Bassini Fioresi participaram da missão da Semana Santa organizada pela CRB Minas Gerais, na paróquia São Sebastião, diocese de Teófilo Otoni – Norte de Minas Gerais.

A missão começou desde o início do ano 2015, com a elaboração do Projeto Comunitário, onde as Irmãs se organizaram para assumirem este desafio. No dia 14 de março elas participaram de uma preparação para a missão, na igreja da Boa Viagem em Belo Horizonte. Neste dia houve a participação de muitos missionários/as nos momentos de oração, reflexão e encontro com as pessoas que iriam missionar na mesma comunidade. Foi um ambiente alegre que gerou expectativas, entusiasmo e ardor para a atividade missionária.

No dia 27 de março, as/os missionários/as embarcaram, em Belo Horizonte, ás 22hs. Iniciou-se a viagem com um momento de oração e alguns avisos para o bom desempenho da missão. Às 10 horas do dia 23 chegaram a Machacalis. A paróquia São Sebastião recebeu os/as missionários/as com cantos de boas vindas e um delicioso café da manhã.

As comunidades da paróquia estavam organizadas para receber os/as missionários/as e os/as esperavam, em Machacalis, para levá-los/as às determinadas comunidades.

Nas comunidades todos estavam na expectativa de recebê-los/as, oferecendo aconchego e o que tinham para que os/as missionários/as se sentissem bem.

Irmã Zuleica esteve em Umburaninha, comunidade São Sebastião, juntamente com Elizabeth, missionária leiga e Delza na comunidade Santo Antônio, com Joanita, uma juniora africana, das Irmãs Imaculado Coração de Maria.

Durante a missão foram dias intensos de visitas e orações com as famílias, nas escolas e em vários grupos: jovens, crianças, idosos e outros. Participaram da vida das pessoas no seu dia a dia, e em alguns trabalhos da casa, além de coordenar todas as celebrações da Semana Santa. As Irmãs presenciaram um povo simples, pobre, que sobrevive com sacrifícios e mantem viva a fé; deixam transparecer a alegria da presença missionaria. Zuleica teve a oportunidade de visitar a aldeia indígena do povo Machacalis.

No domingo de Páscoa celebraram com as comunidades e em seguida foram para Machacalis. A paróquia ofereceu, aos missionários/as, um delicioso almoço de despedida. O pároco, Padre Enrique, estava presente e agradeceu a presença dos/as missionários/as. Às 12 horas embarcaram para Teofilo Otoni para encontrar com Dom Aloisio, bispo da região. Na sua simplicidade celebrou a Eucaristia em agradecimento a todos/as os/as missionários/as pelo trabalho realizado e à CRB que organizou a missão durante três consecutivos na paróquia São Sebastião.

Agradecemos a Deus a oportunidade de vivenciar mais um momento rico de missão que não se expressa com palavras… Ficam os sentimentos de gratidão e enriquecimento de nossa fé e vivência do carisma, MAR.

Irmãs Zuleica e Delza