EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA – GRANDE DESOBRIGA-PRIMEIRA ETAPA
 “SE O CORAÇÃO NÃO ARDE, OS PÉS NÃO ANDAM, ESTAMOS PARADOS”
22/06/19/07/2018.

No dia 22 de junho a, equipe missionaria composta pelo Frei Francisco Ivanderley Ribeiro OAR, as Irmãs Ivone Leonor da Silva Herbert, Ana Maria da Silva MAR e comandante Abnaide Cordeiro de Souza. Após o primeiro joga do Brasil na copa mundial saem em missão! É tempo de verão, muito calor pouca chuva e consequentemente pouca agua e com isso o rio se torna quase inavegável! É preciso prestar muita atenção e desviar sempre das rochas e dos paus para não acontecer acidentes. Graças a Deus muita fartura de peixe, bicho de casco como: tartaruga, tracajá, pitiú e jabuti e bicho do mato.

Tinha muitos insetos, como: mariposas, carapanãs, piuns, mucuim e principalmente a noite bichinho de luz, e como não poderia faltar o famoso jacaré, os bichinhos nem precisava chama-lo eles já se convidavam.

Como o rio esta em tempo de vazante o comandante tem  muita dificuldade para atracar o barco, e  em alguns portos então é preciso estacionar o barco no meio do rio e terminar o trajeto com o  bote. A equipe missionaria, sobe o rio, parando em cada porto para deixar o roteiro da desobriga e assim facilitar a organização de cada comunidade para esperar a chegada dos missionários Neste ritmo sobem até a última comunidade,  divisa com o Pauini, outro  município que  está muito distante de Lábrea. (Quatro ou cinco dias de barco, dependendo como se encontra o rio. Quando chega à última comunidade vem descendo e em cada comunidade realizando os trabalhos. Quando a comunidade escuta ou vê o barco se aproximar da comunidade soltam fogos para receberem o frei e as irmãs, também preparam bandeirolas e  cantos para acolher os missionários eles descem  até onde esta o barco em seguida acompanha os missionários até a comunidade momento muito emocionante para todos. Os missionários então sobem, visita cada família ,toma o cafezinho que eles preparam com tanto carinho, conversa, escuta, anima buscando dar alento, esperança e fazendo com que cada família continua  descobrindo  o Deus amor em cada realidade. Depois te um tempo de conversar marca um momento de encontro a noite,  onde se  reúne toda a comunidade na capela e onde não tem capelas nas casas ou  na escola para um momento de oração em seguida a comunidade partilha um pouco como esta a comunidade e se tem Batismo, Comunhão, Crisma e Matrimonio, e marca o horário da santa Missa e um momento de brincadeira para as crianças, em seguida os missionário retornam para o barco, jantar e descanso para o dia seguinte.  A missa sempre acontece por volta das 10:00 horas. O padre e as irmãs  sobe mais cedo para a comunidade para atender confissão, preparar os documentos para os sacramentos, brincar com as crianças, conversar com as famílias, formação para os que irão receber os sacramentos, orientar para a confissão,  que graças a Deus muitos valorizam este momento de confissão. Em  todas as comunidades foi lembrado o trabalho que foi realizado das pequenas sempre repetindo as frases, a Santas Missões Populares ano passado, através de cantos e algumas frases até pelas crianças acolhida da bandeira das SMP, a entrada com a vela e da Bíblia, para os missionários foi uma alegria muito grande em saber que ficou algo das Santas Missões Populares em seus corações. Bendito seja Deus!

Após a missa, hora do almoço, em cada comunidade se pode perceber o amor, a partilha, e criatividade na preparação do almoço para  todos .Ninguém sai sem comer. Quanto carinho e delicadeza.

Nesta primeira etapa da desobriga atendemos 22 comunidades. Agora sim com muita alegria os missionários podem “descansar tranquilos e felizes com o trabalho realizado, pois a missão chegou ao bom termo”! Que alegria sentir que Deus nos abençoou em todos os momentos da missão. Obrigada Senhor!

Ana Maria da Silva