Desobriga nas Comunidades Do Rio Ituxí

 

A irmã Ana Maria compartilha conosco a experiência missionária visitando as Comunidades do interior da Prelazia de Lábrea (Amazonas) CLICK AQUI 

«Saímos de Lábrea às 10 horas do dia 28 de fevereiro. Éramos Frei José Garcia Corcuera, irmãs Itárica Zandonadi, Ana Maria da Silva e o comandante Abnaide Cordeiro de Souza.

Subimos parando em todas as comunidades para avisar e entregar um bilhete, dizendo o dia e horários que estaríamos chegando a cada comunidade para as celebrações Eucarísticas e dos sacramentos.

Ótima acolhida das comunidades, modelo de hospitalidade e todo tipo de detalhes para conosco.

Nesta época tem muitas famílias, pelo interior, quebrando castanha; elas vão em novembro, e voltam no final de março ou abril. Nas comunidades fica uma família para cuidar de todas as casas. 

Em todas as comunidades antes da celebração acontecia as visita nas famílias para conhecer um pouco a realidade.

 A maioria é evangélica e alguns evangélicos participaram na missa. Tivemos uma celebração ecumênica, com bastantes pessoas, com hinos, orações, e foi convidado frei José Garcia Corcuera, para proclamar o evangelho e fazer a homilia. Ficamos todos contentes com a celebração e sentimos que vale a pena porque é um autêntico culto ecumênico. As crianças muito educadas, atentas e conhecem as Escrituras. 

Celebramos a Eucaristia em varias aldeias que são Paumari e alguma Apurinã. Famílias numerosas com muitas crianças. Alguns adultos estão batizados, a criança não; tem famílias com mais de cinco filhos para batizar. 

Na comunidade do Araçá às 16 horas celebramos a Eucaristia com o sacramento do batismo. Há muitos ainda para serem batizados; o Cacique, Raimundo, mostrou interesse, limpou a escola, pediu que voltássemos.

Ilha Verde: a celebração da Eucaristia foi às 17h30min. Como havia 13 pessoas para batizar Irmã Ana Maria da Silva ficou nesta comunidade dando a formação para os pais e padrinhos das crianças que iam receber o batismo, todos estavam muito atentos participando da celebração. Chegaram pessoas de outras aldeias e de Lábrea para serem padrinhos. Não celebramos Eucaristia, porque começou trovejar, ameaçava temporal e muitos tinham que voltar para a cidade de Lábrea de canoa. 

Ao todo foram atendidas nove comunidades: Santo Antonio, Fazenda Scheffer, Pedreira de Amazonas, Praia Alta, Volta do Bucho, Floresta, Goiaba, Vila da Bandeira, Araça, Ilha Verde. 

Assim com a graça de Deus chegamos bem à cidade de Lábrea dia 12 de março, agradecendo a todas as famílias que partilharam conosco suas vidas e o alimento de cada dia.»

                                                                                                 Ir. Ana Maria 

 

{gallery}desob, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}