Reinaugurando o nosso Parquinho

Para o retorno às aulas, após o recesso escolar de julho deste ano, os parquinhos – espaços tão desejados da nossa Educação Infantil – recebeu uma bonita repaginada. Alguns jovens grafiteiros vieram e, em uma semana, a obra de artes já estava pronta para alegria de nossa criançada.

Celebração de Santo Agostinho de 2022

Por causa da pandemia do COVID19, a celebração de Santo Agostinho, em 2020 foi online, pois os alunos estavam estudando Home office; em 2021, foi online, com as famílias em casa e os alunos na escola (as turmas divididas, cada semana participava presencialmente, uma parte da turma).

Agora, em 2022, comemorando os 75 anos de nossa Congregação de Missionárias Agostinianas Recoletas e os 63 anos do Centro Educacional Agostiniano, celebramos a Eucaristia, solenemente na quadra da escola.

Para tal Celebração, a escola preparou, antecipadamente, o momento das oferendas. Durante as duas semanas que antecederam a data, foi realizado o “Mutirão da Solidariedade” para reforçar o Projeto “Paz e Pão” da nossa Arquidiocese de Vitória/ES. Cada família, foi desafiada a ofertar uma cesta básica para as mais de 400 famílias da Paróquia “Nossa Senhora da Vitória” que sofre com a insegurança alimentar. Não sabem se terão alimento para o dia seguinte. Foram arrecadados 1 tonelada de alimentos não perecíveis. Infelizmente, o Brasil voltou ao mapa da fome! No Brasil, mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, mais de 10 milhões estão desempregados e quase 2 milhões estão desalentados (desanimados e sem condições de buscar trabalho e não encontrar) e, ainda, quase 6 milhões sofrem com déficit de habitação, daí o número crescente de moradores de rua.

“A cada dia, ah, são tantos os indigentes que pedem, gemem, nos suplicam, que nós deixamos muitos deles com sua tristeza, porque não temos o que dar para todos”. (Stº Agostinho   Sermão 355,5).

A Comunidade Eclesial de Base “Nossa Senhora de Nazaré”, que em seus 13 primeiros anos celebrou em nossa quadra, também se somou a nós. Momento forte de oração, conversão, louvor e comunhão. A quadra, cheia se transformou em uma bonita Comunidade Eclesial. Nesta mesma oportunidade, em toda Arquidiocese de Vitória faz-se, anualmente, no 4º domingo de agosto, uma coleta solidária para a nossa Igreja Irmã de Lábrea/AM. Aqui também  participamos dessa campanha!

Presidiu nossa Celebração o Pe. Ruan Coutinho da Cruz – Vigário da Paróquia da Catedral de Vitória/ES, comemorando seu primeiro aniversário de Ordenação Sacerdotal.

E, no final foi feita uma linda homenagem à Santa Mônica, a nossa avó e mãe de Santo Agostinho. As crianças, cheias de entusiasmo, cantaram o canto “Mônica não chores……”.

Finalizamos o dia com uma bonita confraternização entre funcionários, Irmãs do CEA e as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora da Consolação  de Cariacica/ES.

 

Centro Educacional Agostiniano

Vitória/ES