A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, nesse ano, o encontro da Imagem completará 300 anos.
Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.
Imagens peregrinas foram enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levaram a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, foram colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa Cúpula da Basílica que também será inaugurada no Ano Jubilar.
O dia 12 de outubro de 2016 marcou a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos.
A CRB Nacional acolhe a Vida Religiosa Consagrada do Brasil e, com ela caminha em peregrinação com a Mãe Aparecida, neste Ano Jubilar. Em sintonia com a Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), faz a peregrinação “SAINDO DEPRESSA AO ENCONTRO DA VIDA”, como na Visitação de Maria a Isabel (Lc 1,39-56). Para registrar este grande evento, este espaço oferece informações, reflexões e orações sobre o Encontro com Maria, em cada Regional da Conferência dos Religiosos do Brasil.
A Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida deu-se início no Regional do estado do Espírito Santo no dia 31/03 e continuou até dia 20/04. No dia 21/04 a Imagem Peregrina foi levada à CRB (Regional de Salvador) da Arquidiocese de Salvador-BA.
No dia 02/04 os Religiosos (as) da Arquidiocese de Vitória ES fizeram-se presentes na Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida a Cidade do Garoto-Serra- Irmãs Milicianas de Cristo. Foram recepcionados na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição pelo Padre Francisco (pároco), pelas Irmãs Milicianas de Cristo e pelo povo de Deus com todo fervor e fé que acolheram com muita alegria. Em seguida houve uma caminhada até a Cidade do Garoto, onde fomos agraciados com a Santa Missa preparada e bem celebrada por todos os Religiosos presentes e pelos paroquianos.
Ao celebrarmos os 300 Anos do encontro da imagem da Virgem Aparecida, somos convidados a refletir como consagrados sobre a nossa vocação cristã e a qualidade da nossa resposta de fidelidade a Deus, a exemplo de Maria, Discípula e Missionária do Senhor.
Após a missa, as crianças da catequese coroaram a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e um grupo de mulheres fez a coreografia da música de Roberto Carlos: “Todas as Nossas Senhoras”, caracterizadas pelos vários títulos de Nossa Senhora.
Ao término, tivemos um saboroso almoço e em seguida momento de confraternização, de louvor a Virgem Aparecida e o sorteio de uma rifa (Ação entre Amigos).
Irmã Delza Rita Bassine Fioresi
{gallery}nossa, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}