SANTAS MISSÕES POPULARES PASSIONISTAS E NÓS MAR NA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO – Sabinópolis MG  20/09 a 01/10

Atendendo ao desejo e pedido do Pároco Pe. José Geraldo de realizar as Santas Missões Populares a fim de despertar e animar o povo na participação da Igreja, no período pós pandemia, os Padres Passionistas se organizaram, prepararam e convidaram outras congregações femininas e masculinas e também leigos (as) para contribuir na realização desta grande “Missão” de evangelização. Representando nossa Congregação MAR, desta comunidade, fomos as Irmãs Maria Madalena Costa Lopes e Maria Helena Petri.

Depois de uma acolhida calorosa e Missa solene de abertura, presidida pelo Bispo da Diocese de Guanhães, D. Otacílio Ferreira, os missionários foram divididos de dois em dois e com a companhia de missionários leigos (as) da própria cidade, com “corações ardentes e pés a caminho” percorremos a cidade e zona rural visitando as famílias com muita alegria e fé, sustentados na Palavra de Deus.  E as famílias recebiam os missionários de coração aberto, com sorriso e sedentos da Palavra de Deus. Ofereciam tudo o que tinham: café, sucos, água, almoço.

Encontramos em algumas famílias sofrimentos pelos entes queridos que foram para o Pai recentemente, pobreza, solidão…

Grandes eventos aconteceram como: Via Sacra pelas ruas, onde cada comunidade se dirigia para a Matriz; caminhada penitencial matutina subindo um morro e encerrando com a Celebração aos pés do Cruzeiro; meditação em algumas manhãs refletindo a Paixão de Cristo; encontrões: Jovens, Casais, crianças; visitas às Escolas, Hospitais, comércios… mas o foco principal era sempre as famílias.

Finalizando as visitas às famílias, tivemos à tarde a Celebração Eucarística e à noite um show com Frei Zeca, verdadeira reflexão com cantos litúrgicos na presença das imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Cristo Crucificado que contagiou a população que estava na pracinha da igreja.

Encerrando as Santas Missões saímos em passeata pelas ruas dos bairros da cidade despedindo-nos do povo Sabinopolense. Era grande a multidão que seguia o trio elétrico cantando, rezando e dançando com a ajuda dos caboclos do quilombo, vestidos a caráter. Chegando à Matriz, o encerramento solene das Santas Missões com a belíssima celebração da Eucaristia, presidida por Pe. Henrique, provincial dos Passionistas e o envio dos missionários para suas cidades de origem. As famílias e todo o povo diziam que foram enriquecidos, gratificados com a presença dos missionários, mas nós é que saímos fortalecidos com os testemunhos de vida de fé deles. Gratidão a Deus, aos Passionistas, à congregação por nos ter proporcionado tamanha oportunidade!

Após a Missa, ao lado da igreja foi afixado o logotipo (coração) dos Passionistas e a plantação de uma árvore frutífera, num cruzeiro já presente desde a Missão anterior, há 34 anos atrás. Em seguida um almoço oferecido pela Paróquia e saída dos missionários… “Vai, vai missionário do Senhor”…

Irmãs Maria Madalena Costa Lopes e Maria Helena Petri