Com alegria e gratidão, acolhemos a convocação  do Papa Francisco , o “Ano de São José”, para celebrar os 150 anos da declaração de São José como Padroeiro universal da Igreja. Com sua Carta Apostólica Patris Corde- Com coração de pai – o Pp Francisco  nos presenteia uma verdadeira “jóia”, partilhando “algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós.” (Pc  Introd. parágrafo7)

É um momento de graça para toda a igreja! Porém, muito particularmente, para nós, MAR, que “Professamos confiada devoção a SÃO  JOSÉ, protetor especial da Congregação.” (VCC  MAR 48).

Contemplar a vida de São José fala-nos do amor de Deus, de como Ele conta conosco para realizar Seu Plano de Salvação da Humanidade.

Entre tantas lindas e importantes lições que São José nos dá, creio que a maior delas é sua grande e humilde Fe. Esta o fez sempre dócil e pronto a realizar a vontade de Deus. Nunca titubeou ao que Deus lhe pedia; antes, logo, prontamente, levantava  e punha-se a caminho.

Assim foi São José em cada acontecimento de sua vida, como afirma o Evangelho de São Mateus: “Quando acordou, José fez conforme o Anjo  do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela,Maria deu à luz um filho. E José deu a ele o nome de Jesus.” Mt 1,24-25. Conferir também em 2,13-14 a fuga para o Egito; a volta do Egito,2, 19-21; a ida para a região da Galiléia 2, 22

Em nenhum momento José hesita em obedecer.

Sua fé humilde é criativa, sabe transformar as dificuldades em degraus, oportunidades, para alcançar o mais importante, colocando,  em todos os momentos de sua vida , o melhor de si e confiando plenamente em Deus.

Assim, aceita também as circunstâncias adversas para o nascimento de Jesus. Ao não encontrar lugar nas hospedarias, certamente terá colocado o melhor de si para acolher o Filho de Deus  e para acompanhar a Maria. E, sempre em silêncio, trabalhando e cuidando com todo amor e ternura, para com Jesus e sua Mãe, em companhia de Maria realiza a Missão que o Senhor lhe confiou.

São José, ensina-nos a nós – Missionárias Agostinianas Recoletas – a sermos colaboradoras humildes, dóceis, com fé e confiança plenas na Providência Divina, a deixar-nos levar pelo Espírito Santo no seguimento a Jesus, para a realização do projeto do Pai em nossa amada Congregação.- dom de Deus para Sua Igreja Missionária.

“Vinde, alegres cantemos, a Deus demos louvor.

A um pai exaltemos sempre com mais fervor.

São José, a vós nosso amor, sede nosso bom protetor.

Aumentai o nosso fervor!”

Comunidade “N. Sra. da Consolação”

Cariacica – ES