Nós, missionários da paróquia nossa Senhora de Nazaré, sábado, 6 de novembro, das 18 às 21 (h), participamos de um encontro de Espiritualidade Missionária, com o objetivo de rezar a missão.

Contemplando os desafios que nos interpelam a reassumir o compromisso missionário com alegria e ousadia profética, sendo missionários da compaixão e da esperança, em meio a pandemia.

O encontro teve três momentos vivenciados a partir do tema central “Consertar as redes para voltar a pescar” Mt 4, 18 – 22.

Onde as redes foram lançadas? Fizemos memória da caminhada paroquial antes da pandemia da Covid 19. Recordando a missão realizada na paróquia. Quanta saudades sentíamos de nossa vida missionária, nossas pastorais, nossos encontros…

Quando romperam as redes? Com a chegada da pandemia da Covid 19, tudo parou. Ficamos tristes, nem da celebração da Eucaristia podíamos participar. Nossas sandálias missionárias foram guardadas. Quanta solidão!

Vivenciamos uma forte emoção, recordando de todas as pessoas de Lábrea que foram vítimas da Covid19. Quanta dor! Quanta oração!

Pedimos perdão ao Senhor, por que nos acomodamos, fomos indiferentes e covarde frente a dor e o grito sufocante de tantos Irmãos que necessitavam de um gesto solidário, de um abraço, de um olhar terno.

Como consertar as redes? Pretendia nos impactar a refletirmos que somos sobreviventes e continuadores da missão.

Diante de Jesus Eucarístico, demos nossa resposta generosa de prontidão e alegria, pois, se o coração não arde, não paramos para consertar as redes. Se o coração não arde, não voltamos a pescar.  Somos missionários da alegria e da esperança.

 Irmã Marlene Valani