“Vejam como é bom, como é agradável  os irmãos viverem unidos.” Sl 133, 1

Que alegria! Passada a pandemia, com a graça de Deus, abrimos novamente as portas para acolher em nossa casa e em nosso lindo espaço de natureza as pessoas e grupos que aqui veem para seu encontro de formação, seu retiro espiritual, sua tarde ou manhã de oração, reuniões, estudo . Que bom encontrar-nos !!!

O primeiro Encontro que tivemos foi o de Coordenadores de Oficinas de Oração, logo seguiram outros, não muitos; porém, significativos.

Hoje quero partilhar com vocês dois desses Encontros que foram internos, possibilitando-nos uma maior convivência.

O primeiro deles foi a 1ª Assembléia intermédia da Federação Santa Tereza dos Andes, Ordem das Carmelitas Descalças. Aconteceu nos dias 24 de Agosto a 1º de Setembro, participada por 22 Irmãs  pertencentes a 12 Carmelos, das regiões nordeste e sudeste do Brasil. Além das Irmãs, estiveram presentes, durante todo o encontro, o assessor espiritual Fr. Luís Fernando Negrão, OCD, e duas senhoras,  Nati e Susi, responsáveis por preparar-lhes as refeições.

Com as Irmãs Carmelitas nossa Comunidade participou, todas as manhãs, das Laudes e à tarde, da Eucaristia, iniciando com as Vésperas. O Ofício era sempre semitonado ao som do órgão. Muito solene e festivo louvor a Deus!

Em sua programação, houve uma tarde cultural sobre a Cultura do Município de Cariacica, para a qual nos convidaram e participamos. Muito interessante!

Em uma das noites, pediram com antecedência, que lhes fizéssemos uma colocação sobre Ir. Cleusa Carolina Rody Coelho. Agradecidas, Ir. Maria de Lourdes Carvalho fêz a colocação e Ir. Maria Helena Petri entregou-lhes o folheto sobre a Vida de Ir. Cleusa, elaborado  por Ir. Maria Josefina Casagrande. Antes de encerrar o encontro, Ir.Teresa Margarida, do Carmelo de Nazaré, pediu a palavra e deu seu testemunho: Ela conheceu a Ir. Cleusa, quando o Carmelo ficava perto da Cúria Diocesana, em Vitória. Ir.Cleusa sempre as visitava para pedir-lhes oração, disse-nos. Finalizando o Encontro, rezamos  a Oração de Ir. Cleusa e Fr. Luís Fernando deu-nos a bênção.

O dia de Santo Agostinho foi celebrado em tudo seguindo a Liturgia Agostiniana própria e com muita alegria e solenidade!!! À tarde, na hora da merenda, fizeram uma surpresa para nós. Quanta fraternidade !!!

Durante os dias que estiveram em nossa casa,  nos momentos livres e informalmente, tivemos oportunidade de agradável  conversa fraterna e partilha.  Na última noite, todas as Carmelitas se reuniram em nossa sala e nos chamaram… Outra surpresa! Com um canto composto por elas, agradeceram  a acolhida fraterna que tiveram de nossa Comunidade e nos ofereceram uma linda planta de orquídea, que as representaria – disseram – na festa de Nossa Sra. da Consolação que se aproximava. Estariam presentes!

O segundo Encontro interno foi o Retiro Espiritual dos Seminaristas da Diocese de São Mateus, que aconteceu nos dias 7 a 11 de Setembro, sob a orientação do Pe. João Batista Maroni, da Diocese de Cachoeiro, ES.   

Foi uma bênção muito especial para nossa Comunidade!  Participávamos todos os dias da Eucaristia, celebrada com muita unção e  com  uma homilia muito profunda.

Participamos também com eles do Terço à Nossa Senhora, rezado ao ar livre e em procissão, junto ao Rosário Missionário que temos no jardim.

Uma convivência alegre, fraterna, próxima, recolhida, simples, acolhedora da graça que o Senhor oferecia a todos, marcou a presença do Pe. João e dos jovens seminaristas entre nós.

Com o compromisso da oração mútua, especialmente pela perseverança no seguimento ao Senhor, nos despedimos. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Tende, pois, em vossas casas uma só alma e um só coração.” Obrigada, Senhor! Pelo grande dom de viver em Comunidade!

Ir. Maria de Lourdes Carvalho, MAR.