Estimados (@): Estamos chegando novamente para partilhar com vocês uma linda experiência da missão realizada pelo Rio Purus, na Prelazia de Lábrea, Amazonas.

Saímos da cidade de Lábrea no dia 29 de Abril, subindo o rio  até  a última comunidade  –   São Benedito –  onde iniciamos as atividades pastorais .

Desta vez a equipe estava formada pelo nosso bispo, dom Santiago Sánchez Sebastián, as irmãs Ivone Leonor Herbert,   Ana Maria da Silva e o comandante Abnaide Cordeiro dos Santos.

Na subida, quando chegamos na comunidade do Furo do Vieira, começamos parar em cada uma das comunidades, num total de trinta, para deixar o aviso do dia da desobriga.

Cada uma delas conserva sua beleza e também enfrenta os desafios, que são muitos.

O nosso cronograma das atividades em cada uma das comunidades era: Visitas às famílias, entrega de materiais, roteiros, documentos, livro de canto, preparação para os sacramentos e   Iniciação à vida Cristã, formação sobre o documento “Querida Amazônia” do Papa Francisco, dando especial ênfase aos quatros sonhos: Social, Cultural, Ecológico e Pastoral, tendo em visa a    preparação para a Assembleia da Prelazia que irá acontecer em 2023.

Nosso bispo dom Santiago, assumiu esta missão pastoral da desobriga, porque já estava na sua agenda e no seu coração, o desejo de conhecer as comunidades ribeirinhas e indígenas. Infelizmente no dia 13 de junho, primeiro dia da desobriga, estando na comunidade de São Benedito, às 11 horas recebemos a triste notícia do falecimento de sua mãe, dona Lúcia. Dom Santiago homem de muita oração decidiu continuar a missão, até porque, por mais que desejasse, não tinha como chegar até a Espanha, por não termos voos diários para aquele país.  Assim juntamente com o nosso pastor continuamos a “remar, rio abaixo”, visitando cada comunidade, tentando ser fiel à missão que Deus tinha preparado para nós. Chegamos na Cidade de Lábrea no dia 3 de julho.

Ficamos contentes pela missão realizada, e o coração cheio de gratidão por tantas pessoas que nos acompanharam com as orações.

Lábrea 22/07/2021

Ir. Ana Maria da Silva, Missionária Agostiniana Recoleta