As Missionárias Agostinianas Recoletas – Brasil, encontram-se reunidas em assembleia e retiro anual, na comunidade “Nossa Senhora da Consolação,” Cariacica, Espírito Santo, desde o dia 5 de janeiro do presente ano.

Pouco a pouco as Irmãs foram chegando e enchendo a casa de mais alegria, paz, sorrisos, abraços, festa… E que festa!

Todas esperavam ansiosas por esses dias, pois, é tempo de reencontrar-nos, escutar-nos e celebrar juntas, em Ação de Graças o término do nosso Ano Jubilar.

As Irmãs da comunidade preparam tudo com muito carinho!  Um ambiente de festa! A Casa Comum espetacular, desde o interior da casa até o monte Moxuara, sempre lindo e exuberante. Quanta beleza! Presente do Criador!

O tempo está realmente marcado com a graça e a presença do Espírito de Deus. Nos primeiros dias tivemos a alegria de escutar e partilhar com Irmã Nieves María Castro  Pertíñez, nossa superiora geral e todas as conselheiras, além, de escutá-las de forma online, escutamos cada uma das Irmãs que compõem cada uma das nossas comunidades do Brasil.

Para seguir fortalecendo nossa caminhada missionária refletimos e rezamos com o temaProfetismo – Discipulado, épocas distintas, a mesma missão!” com a assessoria de padre Kelder Brandão, diocesano da Arquidiocese de Vitória.  Realidade Brasileira: Um lugar de Missão Evangelizadora!  Foi assessorado pela Mestra em Políticas Sociais e coordenadora da Ação Socio Transformadora, na paróquia Nossa Senhora da Vitória – Catedral, a leiga Tânia Maria Silveira.

Quando tudo parecia estar em paz, um grande grito de dor clama aos céus de Brasília, no coração de todos os brasileiros e do mundo. A Democracia brasileira foi covardemente invadida por antidemocráticos e extremistas bolsonaristas inconformados com o resultado das Eleições de outubro de 2022. Quanta destruição! Quanta indignação!  Quanta tristeza e terror!  Ação, nunca vista em nosso País!

Seguiremos em frente, pois quem aprendeu a lutar por democracia e vida digna para todos, não poderá se acomodar diante de tanta barbárie, assombros e hipocrisia.

 Com fé e esperança seguiremos a nossa caminhada. A justiça e a democracia prevalecerão e os culpados serão punidos, assim rezou Maria em seu Cântico. O povo brasileiro seguirá de cabeça erguida, mais forte na luta pela democracia.  Com o Papa Francisco suplicamos: “Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência.”

 Aqui seguiremos até o dia 15. Agora, o momento é de estarmos cara a cara com Deus e conosco mesmas. É tempo de escutar, falar com Ele e assumir nossos compromissos congregacionais, em comunhão com toda a Igreja. Impulsionadas pela presença do Espírito de Deus e neste momento pela iluminação oferecida pelo padre Ribamar Divino da Silva – Passionista, quem está nos orientandos a partir do tema: “Caminhar juntos com a audácia do Espírito Santo” e o lema: “Sinodalidade e projeto apostólico a partir dos Atos dos Apóstolos.”  Sendo assim, somos desafiadas a esperançar no amor, na fraternidade e na sinodalidade, no cotidiano de nossas vidas, sendo testemunhas vivas do Evangelho.

                                                  OBRIGADA SENHOR, POR TANTAS GRAÇAS!

Cariacica, 13 de janeiro de 2023.

Missionárias Agostinianas Recoletas – Brasil.