Hoje é um dia mais que especial. É dia de louvar e agradecer a Deus pelos 75 anos de aprovação pontifícia da Congregação das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas.

Elas se fazem presentes em três continentes: Ásia, Europa e América; sendo inseridas em diferentes culturas, vivendo e ensinando o carisma MAR; propagando paz, igualdade, solidariedade, educação e amor ao próximo.

Nós labrenses, também fomos agraciados com a presença da Congregação das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas. As pioneiras foram: Adelaida Miguel de la Transfiguración, Maria Díez Ulzurrum del Sagrario e Vicenta Fernández del Bueno Consejo; vieram para trabalhar na educação, na escola Nossa Senhora da Consolação; atualmente, Escola Educandário Santa Rita; fundada por Dom José Alvarez Mácua.

As irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas são presença viva e atuante em Lábrea. Estão à frente de diferentes pastorais nos trabalhos de Evangelização; na gestão  do Educandário Santa Rita, Escola na qual há 29 anos trabalho como professora e, diga-se de passagem, é um colégio de grande valor para nossa comunidade, por oferecer um ensino de boa qualidade e prezar por trabalhar tendo como base o Evangelho de Jesus Cristo e o carisma  MAR. Somos todos uma família.

Quero aqui parabenizar todas as irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas que por aqui passaram e deixaram seus ensinamentos, exemplos de vida, enfim; deixaram sua contribuição para o nosso povo. Dentre tantas cito, Ir. Cleusa Carolina, nossa Mártir Santa. Mulher simples, de fé; missionária da Esperança e da Caridade, exemplo de humildade e obediência, de Força na luta pela causa dos menos favorecidos: pobres, hansenianos, indígenas…

Ela está sempre viva em nossas memórias e no coração de todos os labrenses.

Ir. Glorinha Lovato – Outra grande Missionária, amante da educação e do folclore labrense. Foi professora do Santa Rita e por duas vezes Gestora. De 1982 à 1985 e de 1996 à 1998. Nos deixou um grande legado; o Fórum de Políticas Públicas que fundou juntamente com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, para que depois pudéssemos ter em Lábrea o Conselho Tutelar.

Atualmente reside em Vitória-ES. Ir. Glorinha é sinônimo de luz, de sabedoria, de bondade; é bênçãos na vida de todos, especialmente na minha. Gratidão.

Ir. Eremita Brites – Nossa atual gestora do Educandário Santa Rita; grande guerreira na arte do bem; simples, amiga, solidária; sempre pronta a ajudar as pessoas.

Ir. Marlene, Ir. Ivone, Ir. Ana Maria, Ir. Socorro, Ir. Itárica, Ir. Isaura, Ir. Alaíde, Ir. Vilma, Ir. Dalvina, Ir. Josefina, Ir. Jocerlane, Ir. Rita Cola, a Superiora Geral Ir. Nieves María, que tive a honra e o prazer de conhecê-la pessoalmente em sua vinda a Lábrea; enfim, parabenizo todas vocês e peço a Deus que renove suas forças para que possam continuar firmes, saudáveis e cada vez mais forte e FELIZES no desempenho de suas Missões. Agradeço em nome do povo labrense pela presença viva e atuante de vocês em nossa cidade e em outros lugares também.

Obrigada por tudo. Somos felizes por tê-las conosco.

E viva todas as irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas!!!!

Abraços fraternos

Professora Marinete Ricardo Sobrinho – FRAMAR