Profetas do Reino.

Romaria dos Mártires da Caminhada

 “PROFETAS DO REINO” – Com este tema foi celebrada, nos dias 16 e 17 de julho, em Ribeirão Cascalheira – Prelazia de São Felix do Araguaia – Mato Grosso – mais UMA ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA.

Este estilo de Romaria iniciou-se em 1986, por ocasião dos dez anos do assassinato do jesuíta Padre João Bosco P. Burnier, no povoado de Ribeirão, inaugurando assim o Santuário dos Mártires da Caminhada, o único na América Latina. Vale recordar que naquele ano a Prelazia de Lábrea, AM, foi convidada a participar levando uma foto de Irmã Cleusa que ficou numa das galerias dentro do Santuário, com a inscrição: Irmã Cleusa – causa indígena – Lábrea, AM  1985.

A Romaria é uma forma de manter viva a memória das pessoas que foram mortas de forma brutal, porque eram comprometidas com a vida, com a causa de Jesus, com o Reino. Os tríduos e a grande celebração de dois dias, tem um forte cunho martirial, uma espiritualidade muito característica, evocando o valor de doar a vida por uma causa, de manter viva a Esperança …”Não deixem que nos roubem a Esperança, dizia o bispo Pedro Casaldáliga”.

Neste ano éramos umas cinco mil pessoas de quase todos os Estados do Brasil e de alguns países da América Latina e Europa. A presença do bispo Pedro (emérito) dos seus sucessores e outros de diferentes partes do Brasil, um anglicano, muitos sacerdotes, religiosos, agentes de pastoral, cristãos empenhados mostrava uma Igreja muito viva, comprometida com a causa do Reino e fortalecida pelo testemunho dos mártires.

As palestras, os testemunhos, a grande celebração da noite de sábado seguida de uma caminhada de reflexão até o Santuário e a Celebração Eucarística do domingo, tudo falava do valor da doação de “VIDAS PELA VIDA, VIDAS PELO REINO”.

Muitos estandartes com fotos dos mártires foram levados na caminhada e ou colocados em lugares estratégicos, dentre eles nossa Irmã Cleusa. 

Mais informações:

Santuário dos Mártires da Caminhada. Irmandade dos Mártires da Caminhada. Romaria dos Mártires 2016. Prelazia de São Felix do Araguaia –

Ir. JOSEFINA CASAGRANDE, MAR

 

{gallery}irj, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}