CONGRESSO DA FEDERAÇÃO AGOSTINIANA BRASILEIRA

 

Aconteceu no mês de janeiro,  em São Paulo, o XIII Congresso da FABRA  – Federação Agostiniana do Brasil, com o tema FELICIDADE EM SANTO AGOSTINHO, e o lema  como resposta,  parte do texto das Confissões X, 32 “É ALEGRAR-NOS EM TI, DE TI E PARA TI”.

Padre João Edênio Valle, fez uma análise geral da Felicidade na Contemporaneidade. Iniciou sua brilhante conferência dizendo que a felicidade é uma aspiração humana amplamente explorada pela propaganda, cantada pela música popular. Aprofundou o tema passando pela  psicologia, filosofia, história, religião, Santo Agostinho….

A Dra. Silvia Maria Contaldo, discorreu sobre “a Trajetória de Agostinho em busca da Felicidade”, Fez uma magnífica reflexão de como Agostinho buscou a felicidade no conhecimento de Deus.

O professor Heres Drian de Oliveira falou sobre “Felicidade e Identidade Agostiniana hoje”. “O bom uso da felicidade temporal é a felicidade a serviço da bondade do criador” ( Santo Agostinho ).

O padre Lorivaldo Nascimento (OAD) fez uma exposição sobre “Graça e Felicidade”.  

Além das conferências, houve oficinas relacionando o tema da Felicidade com a Afetividade, com o Envelhecimento, com o Imaginário, com a Escatologia, com a Juventude de hoje, com o Ensino e a Vida Consagrada.

Fez-se memória dos 40 anos da FABRA, reconhecendo o trabalho de tantos religiosos que, por sua dedicação, tornaram possível os congressos, as publicações, a reflexão partilhada do pensamento de Agostinho frente aos desafios da vivência do carisma em nossos dias.

Foram dias de forte convivência entre as diversas famílias de consagrados/as e leigos/as que residem no Brasil e mantém vivo o ideal de Agostinho. Das Missionárias Agostinianas Recoletas, participaram oito Irmãs da Província Santa Rita de Cássia.

 

{gallery}fabra15, limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}