“…Pai, peço por eles… guarda-os em Teu nome…”

Contemplamos Jesus no pobre, no trabalho, na oração, no silêncio orante e sobretudo nos colocando à disposição de Deus, aquele que nos deu a vida e a vocação gratuitamente.

Foi o que aconteceu em nossa comunidade “Irmã Cleusa” de Itabuna, durante os dias dois a seis de novembro de 2020, com o nosso retiro espiritual anual.

Foi uma semana de graças e bênçãos para cada uma de nós, irmãs e acreditamos que foi também para as pessoas que nos acompanharam, de longe ou de perto, com suas orações e silencio. Com muita chuva e frio o sossego foi total, o que não é normal na nossa rua, e também entre nós. Cada uma respeitou o máximo esse tempo… tempo e espaço que Deus nos proporcionou.

Alimentando-nos da Palavra de Deus, das nossas Constituições, alguns textos de Santo Agostinho e dos documentos da Igreja, com momentos fortes de oração pessoal, comunitária e adoração a Jesus Sacramentado, passamos estes dias, como já foi dito, à disposição de Deus.

Acreditamos que muito nos ajudou os dois Encontros que tivemos – online – com o secretariado de missão, onde rezamos e refletimos alguns números de nossas Constituições e Diretório, aprofundando o conhecimento do nosso Plano Estratégico.

E também com este tempo confinado em casa, por causa da pandemia, cada irmã aproveitou o máximo, para a oração pessoal e comunitária, com leituras, meditação e reflexão e com as lives oferecidas pela Congregação, pela CRB, Pastoral Vocacional e diocese.

Acreditamos que esta parada muito nos custou e está custando…, mas com certeza foi um tempo de graça que Jesus nos proporcionou (está nos proporcionando)

“A oração pessoal e comunitária é o sustento em nossa caminhada de consagradas

Itabuna, 26 de novembro de 2020.

Ir. Zuleica Belote

Comunidade Irmã Cleusa

Itabuna. Bahia