O Conselho Missionário Diocesano de Ilhéus (COMIDI), em sintonia com o projeto formativo do Conselho Missionário Regional (COMIRE), promoveu o 1º Encontro de Formação Missionário no nível da Região Pastoral 6, que abrange as dioceses de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no CTL de Ilhéus, entre os dias 16 e 18 de maio, e reuniu mais de trinta representantes dos COMIDIs e COMIPAs.

Animado pelo Pe. Marcos Alcântara, coordenador do COMIDI de Ilhéus, o encontro também contou com a presença de Dom Mauro Montagnoli, presidente da Região Pastoral 6. A assessoria do evento ficou por conta do coordenador do COMIRE, o Pe. Antônio Niemiec e da coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Bahia, a Ana Castro.

A iniciativa visa concretizar a decisão da 51ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional NE3: Implantar ou fortalecer os COMIDIs nas dioceses do Regional ao longo do ano 2014 e nomear os referenciais diocesanos.

Tendo como pano de fundo as palavras do papa Francisco, da Evangelii Gaudium, “Não quero uma Igreja tranquila, mas uma Igreja em saída, missionária”, o Encontro teve como tema geral: A animação missionária na Igreja no Brasil.

Os participantes constataram, mais uma vez,a urgência da formação de uma nova mentalidade numa perspectiva missionária. Isto porque a Igreja nasce da missão e existe para a missão. Fiel à sua vocação, ela deve empenhar-se, com renovado ardor, na formação missionária de todos os batizados. E, por incrível que pareça, a atividade missionária “ainda hoje representa o máximo desafio para a Igreja” (RM 40), sendo que “a causa missionária deve ser […] a primeira de todas as causas” (RM 86).

Na conclusão, os participantes se comprometeram em um maior empenho na animação e organização missionária de suas dioceses e paróquias e traçaram planos de colaboração entre o os respectivos COMIDIs.

O 2º Encontro de Formação Missionária da Região Pastoral 6 já está agendado e será realizado em Itabuna.  As Irmãs Maria de Lourdes Carvalho e Ana Assine – MAR, participam ativamente dos encontros 

 

{gallery}comidi,limit=0,random=1,width=200,height=100,gap_h=20,gap_v=20,displayarticle=1{/gallery}